Na tarde desta segunda-feira (31/03/2025), o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes foi empossado como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em cerimônia realizada no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (IMESB), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, além de outras autoridades civis e militares.
Perfil profissional do novo comandante-geral
Natural de Salvador, o coronel BM Aloísio Fernandes ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia em 1991. Seis anos depois, concluiu o Curso de Especialização para Oficiais Bombeiros na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Possui também formação em Ciências Jurídicas e especialização em Segurança Pública.
Entre as principais experiências profissionais, destacam-se:
-
Coordenação da tropa baiana enviada ao Rio Grande do Sul nas enchentes de 2024;
-
Participação como conselheiro técnico da missão da ONU no Haiti (Minustah);
-
Atuação como coordenador de Planejamento Operacional de Unidades Bombeiro Militar;
-
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz-BA.
Compromissos e metas do novo comando
Durante seu discurso, o coronel Aloísio destacou o compromisso com a continuidade e o aprimoramento institucional, afirmando:
“Recebo uma corporação vigorosa, bem administrada. Vamos dar continuidade ao trabalho já realizado, qualificando processos e promovendo melhorias, sempre no intuito de prestar o melhor serviço à sociedade.”
Reconhecimento ao comando anterior
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, elogiou o desempenho do ex-comandante coronel BM Adson Marchesini, que esteve à frente do CBMBA por quatro anos. De acordo com Werner:
“Marchesini elevou a instituição, tornando-a referência, especialmente no combate a desastres e incêndios florestais. O coronel Aloísio, oficial com grande experiência, manterá esse alto nível de desempenho.”
Reforço na estrutura operacional
Durante o evento, o Governo do Estado entregou um embarque e um reboque ao 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), sediado em Amaralina, Salvador. Os equipamentos serão utilizados no atendimento a ocorrências aquáticas, ampliando a capacidade de resposta da corporação em cenários de resgate e salvamento marítimo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




