Documentário “Caminhada Tupinambá de Olivença” retrata memória e resistência indígena

O documentário Caminhada Tupinambá de Olivença: Memória e Resistência estreia em 2025, trazendo à tona a história e a luta do povo Tupinambá de Olivença, na Bahia. Dirigido pela Cacique Valdelice, com co-direção de Maurício Galvão, Arivaldo Publio e Jade Lobo, o filme revisita eventos históricos e celebra a maior manifestação pública indígena da Bahia, realizada anualmente pelo povo Tupinambá, como expressão de luto, memória e resistência.

A narrativa do documentário foca no massacre de 1559, um dos maiores das Américas, e na luta contemporânea pelo reconhecimento territorial dos Tupinambá. O filme também destaca a chegada do Manto Tupinambá, um símbolo espiritual e político que representa o reencontro com os ancestrais. A Cacique Jamopoty, figura central do documentário, é a primeira mulher a ocupar o cargo de cacique no Nordeste e lidera 13 aldeias, sendo uma das principais articuladoras do movimento indígena.

As gravações ocorreram na Aldeia Itapoã, no sul da Bahia, e no Rio de Janeiro, durante a recepção do Manto Tupinambá no país. O filme proporciona uma imersão no território e nos rituais do povo Tupinambá, além de dar voz às suas lideranças e comunidades. Exibições do documentário ocorrerão em festivais e plataformas digitais, além de sessões comunitárias com oficinas de formação audiovisual voltadas para jovens indígenas, fortalecendo a educação e a cultura indígena.

A produção do documentário propõe um questionamento das narrativas históricas oficiais, oferecendo um novo olhar sobre o pertencimento e a construção de imaginários sociais. De acordo com a Cacique Valdelice, “não queremos só lembrar o passado. Queremos garantir que ele seja contado com verdade e respeito. Caminhar é afirmar que existimos”. A pesquisa do projeto foi assinada por Jade Alcântara Lôbo, doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com passagem por Harvard.

Caminhada Tupinambá de Olivença: Memória e Resistência é um manifesto audiovisual que busca dar voz aos povos originários do Brasil e defender a escuta e a valorização das suas histórias e lutas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Documentário “Caminhada Tupinambá de Olivença” retrata memória e resistência indígena”


Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading