O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (09/04/2025), mudanças no programa de eventos e na distribuição de vagas de atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com destaque para o aumento no número de seleções femininas de futebol sub-23, que passará de 12 para 16 equipes. A decisão foi aprovada pelo Conselho Executivo da entidade.
A reformulação atende à diretriz de equilíbrio de gênero, com ajustes na quantidade de provas e de participantes em diversas modalidades. Com as novas diretrizes, o torneio de futebol masculino passará a contar com 12 equipes, número que anteriormente era aplicado à competição feminina. O evento será realizado entre 14 e 30 de julho de 2028.
De acordo com o diretor de esportes do COI, Kit McConnell, a expansão no futebol feminino reflete o crescimento da modalidade e sua popularidade global, especialmente nas fases de qualificação e nos torneios internacionais. A escolha dos Estados Unidos como sede da ampliação foi destacada pela visibilidade da modalidade no país.
Alterações em esportes coletivos e individuais
Além do futebol, outras modalidades também tiveram alterações. No polo aquático, o torneio feminino será ampliado de 10 para 12 equipes, igualando-se ao número de participantes do masculino.
No atletismo, a marcha atlética mista por equipes foi retirada do programa, enquanto o revezamento misto será mantido. As disputas de 50 metros em todos os estilos na natação foram incluídas, substituindo a exclusividade anterior da prova de 50m livre.
No remo, será incluída a modalidade remo costal, com disputas individuais e em duplas mistas (double sculls misto). Já no tênis de mesa, serão retomadas as duplas femininas e masculinas, ausentes desde os Jogos de Sydney 2000, mas as disputas por equipes não serão realizadas.
Acréscimos em modalidades e novas provas
A edição de Los Angeles 2028 contará com a inclusão de cinco novas modalidades: beisebol, críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash. No basquete 3×3, o número de equipes será ampliado de 8 para 12 em cada gênero.
Modalidades como ginástica artística, golfe, remo e tênis de mesa também receberão disputas mistas por equipes, ampliando a presença de provas com representação de ambos os gêneros.
Com as alterações, o número total de participantes nos Jogos será de 10.500 atletas, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens. Entre os 351 eventos previstos, 161 serão femininos, 165 masculinos e 25 mistos.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




