A vereadora Aladilce Souza (PCdoB) afirmou que o prazo para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador expirou em 2024, conforme estabelecido no texto aprovado em 2016. A declaração foi uma reação à fala do prefeito Bruno Reis (União Brasil), que, durante evento de concessão da Orla Atlântica, entre a Boca do Rio e Patamares, reiterou que a revisão está em andamento.
“De acordo com o texto do próprio PDDU em vigor, aprovado em 2016, sua revisão deverá acontecer a cada oito anos, portanto o prazo já venceu desde o ano passado”, declarou a parlamentar.
Ela rebateu a justificativa do prefeito, que mencionou o prazo de dez anos estabelecido pelo Estatuto da Cidade como parâmetro para a revisão.
“Ele está enrolando a sociedade com esse discurso de que o Estatuto da Cidade define 10 anos”, completou.
A vereadora também criticou a política de leilões de áreas verdes promovida pela Prefeitura de Salvador, acusando o chefe do Executivo de priorizar a especulação imobiliária.
“Antes disso, ele está preocupado em leiloar as áreas verdes que restam na cidade”, afirmou.
Segundo Aladilce, diversas entidades da sociedade civil, incluindo movimentos de moradores, ambientalistas, órgãos técnicos e representantes da academia, estão mobilizados contra a alienação de terrenos classificados como não edificáveis e destinados à preservação. Um dos principais focos de mobilização é o leilão da encosta do Morro Ipiranga, entre a Barra e Ondina, cuja tentativa de venda foi anulada anteriormente e remarcada para a próxima terça-feira (15/04/2025).
“O Movimento SOS Áreas Verdes é uma realidade e vai fazer o possível para defender o patrimônio de Salvador. Só o caso do leilão da encosta do Morro Ipiranga recebeu mais de 70 pedidos de impugnação”, afirmou Aladilce.
Ela disse que essa contestação representa uma resposta da população à atual política urbanística.
Por outro lado, o prefeito Bruno Reis defendeu a política de concessões e declarou que o atual crescimento do setor imobiliário é resultado direto do PDDU vigente. “Dá uma passeada na orla, roda a cidade toda e vê o que está ocorrendo. Fruto de um PDDU que agora está chegando à maturidade”, disse. Segundo o prefeito, a consultoria que acompanhará a revisão ainda está sendo contratada, sem previsão para o início efetivo dos trabalhos.
A parlamentar encerrou sua fala destacando a importância das áreas verdes para o equilíbrio climático e o uso coletivo.
“Tem que ouvir a cidade, cumprir a lei e preservar as áreas verdes que servem sim, e muito, para o clima da cidade, para o paisagismo, para o bem-estar das pessoas”, concluiu.








Deixe um comentário