O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, concluiu nesta sexta-feira (25/04/2025) a missão internacional pela Europa com a expectativa de atrair mais de R$ 30 bilhões em investimentos para o Brasil. O principal destaque da agenda foi a apresentação do projeto do Túnel Santos-Guarujá, voltado ao desenvolvimento do Porto de Santos e do estado de São Paulo.
A missão incluiu visitas a Portugal, Holanda e Dinamarca, onde o ministro apresentou a carteira de projetos brasileiros nas áreas portuária e hidroviária para investidores e empresas de infraestrutura. A iniciativa tem como objetivo ampliar o interesse estrangeiro em projetos prioritários para o país, em especial obras previstas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Apresentação do Túnel Santos-Guarujá
Durante as reuniões, o Túnel Santos-Guarujá foi apresentado como o carro-chefe dos projetos. A obra, orçada em R$ 6 bilhões, será realizada em parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado de São Paulo. A infraestrutura é considerada estratégica para aumentar a mobilidade e impulsionar a logística portuária na região.
O ministro destacou que o governo brasileiro oferece segurança jurídica e ambiente favorável para investimentos. Silvio Costa Filho também ressaltou que o país lançou o maior pacote de infraestrutura da história sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Roadshow Internacional
Em Portugal, o projeto foi apresentado à empresa Mota-Engil, que possui parceria com a China Communications Construction Company (CCCC). A experiência da empresa na construção de túneis submersos, como os da Baía de Dalian e Hong Kong–Zhuhai–Macau, foi um dos pontos de interesse do encontro.
Na Holanda, reuniões foram realizadas com representantes da Ballast Nedam e da TEC Tunnel, envolvidas em projetos como a travessia Nieuwe Waterweg (Roterdã) e a ligação Øresund (Dinamarca-Suécia). As empresas são reconhecidas por sua atuação em túneis imersos.
Na Dinamarca, a comitiva visitou as obras do Túnel Fehmarnbelt, que ligará a ilha de Lolland à ilha alemã de Fehmarn. O túnel de 18,1 quilômetros será o maior submerso do mundo e é referência para o projeto brasileiro.
Perspectivas para a licitação
O Túnel Santos-Guarujá terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com três faixas de rolamento por sentido, além de passagem exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pedestres e ciclistas. A expectativa é de que a licitação ocorra em 1º de agosto de 2025.
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, afirmou que o empreendimento aumentará a competitividade do Porto de Santos, reduzirá as interferências marítimas e minimizará impactos ambientais. Atualmente, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres utilizam as balsas e catraias para a travessia entre Santos e Guarujá.
A missão internacional também contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, e do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




