Segunda-feira, 14/04/2025 — Uma nova rota marítima direta entre a China e o Brasil foi oficialmente inaugurada com destino aos portos de Salvador (BA) e Santana (AP), partindo do Porto de Gaolan, em Zhuhai, no sul chinês. A apresentação oficial ocorreu em Brasília e contou com a presença de autoridades brasileiras e chinesas, marcando um avanço estratégico na relação comercial sino-brasileira.
O evento de lançamento da nova rota foi realizado nesta segunda-feira (14/04/2025), na capital federal, e reuniu representantes do Governo Popular Municipal de Zhuhai, da Embaixada da China no Brasil, do Ministério dos Portos e Aeroportos e do Grupo Parlamentar Brasil-China, da Câmara dos Deputados.
Daniel Almeida, deputado federal (PCdoB-BA) e presidente do grupo parlamentar, enfatizou a relevância da nova conexão para o fortalecimento da integração entre os dois países:
“Estamos inaugurando a primeira rota marítima direta da China para o Brasil. E olha onde vai parar esse navio: Salvador. É um momento muito especial, exatamente quando estão tentando separar o mundo. O Brasil e a China se integram para ampliar as relações comerciais em um cenário global de tensão”, declarou o parlamentar.
Iniciativa decorre de acordos firmados entre Lula e Xi Jinping
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com a partida do primeiro navio da nova rota, zarpando do Porto de Gaolan. A ação simbolizou o início das operações logísticas com a nova configuração. Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil, destacou que a rota marítima é resultado direto dos acordos de cooperação firmados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, em 2023.
Segundo Zhu,
“China e Brasil são duas forças positivas para a estabilidade e a prosperidade no mundo. Vamos continuar ampliando e aprofundando as cooperações, mesmo diante das tensões comerciais internacionais.”
Redução de custos e tempo logístico beneficia exportações e importações
O secretário Dino Antunes Dias Baptista, representante do Ministério dos Portos e Aeroportos, reforçou que a nova ligação marítima representa maior integração e menos barreiras comerciais entre os países. Segundo dados apresentados, a rota oferece vantagens logísticas substanciais:
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Redução de até 30 dias no tempo de transporte em comparação com rotas convencionais;
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Economia superior a 30% nos custos logísticos;
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Conexão direta entre a Zona Econômica da China e o eixo portuário do Norte e Nordeste brasileiro;
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Passagem estratégica pelo Estreito de Malaca e Cabo da Boa Esperança, evitando transbordos em portos intermediários.
Parceria sino-brasileira amplia protagonismo do Brasil no comércio internacional
A nova rota consolida o Brasil como hub logístico relevante na América do Sul e fortalece a posição da Bahia como ponto estratégico de entrada e saída de mercadorias, conectando Salvador diretamente a um dos polos industriais mais dinâmicos da China.
Além de beneficiar o comércio de commodities agrícolas e minerais, a rota amplia as oportunidades para exportação de produtos manufaturados, automotivos e equipamentos industriais, aproximando empresas brasileiras de novos mercados no sudeste asiático.
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