Salvador se consolidou como uma das principais sedes do Oceanman, o maior circuito mundial amador de natação em águas abertas, ao receber a terceira edição do evento nos dias 29 e 30 de março de 2025. A competição, que ocorreu na orla da cidade, contou com a participação de 670 atletas de cerca de 20 países, que disputaram cinco provas, com o Porto da Barra sendo a base de chegada.
O Oceanman faz parte de um circuito global que abrange 35 países e seleciona atletas para o Mundial de Natação em Águas Abertas, que ocorrerá em dezembro de 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As etapas do circuito incluem São Paulo e Rio de Janeiro, que receberão provas no segundo semestre deste ano. Salvador integra a programação de aniversário da cidade, contribuindo para a promoção do turismo e a visibilidade internacional do destino.
A prova principal, a Oceanman de 10 km, teve início na Praia da Boa Viagem e chegada no Porto da Barra. O vencedor masculino foi Yuri Daiha, do Yacht Club da Bahia, seguido por Luiz Renato Topan (Alvorada Barel) e Gustavo Ferreira (Itabuna Natação). A categoria feminina teve Victoria Beatriz Menezes, tricampeã da competição, do Clube Petrobras, como vencedora, com Beatriz Nantes (Bardu Swim Team) e Juliana Coelho (Pernambuco) completando o pódio.
A prova Half Oceanman de 5 km foi disputada nas categorias masculina e feminina. O vencedor masculino foi David Magalhães, da Arena Aquática, enquanto a categoria feminina teve Sinara Soares Pazos, tricampeã, do CTRA Singular Pharma, como vencedora. Ambas as provas passaram por pontos turísticos como os fortes Santa Maria, São Diogo, São Marcelo e o Museu de Arte Moderna da Bahia.
O evento contou com a presença de medalhistas olímpicos, como Edvaldo Valério, do Brasil, medalhista em Sydney 2000, e Poliana Okimoto, medalhista de bronze no Rio 2016, que também atua como embaixadora do Oceanman. O belga Vincent Toulot, vencedor das categorias 60-69 anos do Half Oceanman e Sprint, também se destacou. Toulot, que já conquistou 2000 pódios em competições ao redor do mundo, anunciou sua participação em todas as provas da temporada 2025 do Oceanman.
O criador do Oceanman, Fermin Egídio, destacou a importância da cidade para o evento.
“A cidade é muito privilegiada, com muita história e pessoas receptivas. Por isso, estamos felizes em realizar a terceira edição aqui e, para nós, Salvador será sede do Oceanman para sempre”, afirmou Egídio. Ele ainda afirmou que a meta é colocar Salvador no pódio mundial e divulgar a cidade no cenário internacional.
Na abertura do evento, realizada no sábado (29/03), foram disputadas provas como a OceanKids (500m), OceanTeams (500m) e Sprint (2 km). A arena do evento, localizada no Porto da Barra, foi marcada por grande movimentação, com atletas de todas as idades participando das competições.
A Secretária do Mar de Salvador, Andréa Mendonça, parabenizou a cidade pela realização do evento, destacando a importância de Salvador no calendário de eventos esportivos.
“Salvador está de parabéns em receber o Oceanman pela terceira vez. Isso atrai outros eventos para a cidade e divulga a Baía de Todos os Santos, com suas águas únicas”, afirmou Mendonça.
Além do impacto esportivo, o Oceanman também promove o turismo local, atraindo famílias dos atletas, que permanecem em média cinco dias na cidade. A Prefeitura de Salvador, juntamente com Saltur, Sempre e a Secretaria do Mar, apoiou a realização do evento, que teve o patrocínio de marcas como Shopping da Bahia, Ultrabar, Disk Bananas, Hydrus, Farmô, entre outros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




