Vitória da Conquista (BA), quinta-feira, 10/04/2025 – Uma operação conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA) foi deflagrada com o objetivo de combater a atuação de um grupo de extermínio no sudoeste baiano. Denominada Operação Supllicium, a ação teve como alvos cinco homens investigados, incluindo três policiais militares.
A operação foi realizada nos municípios de Planalto e Vitória da Conquista, onde os investigados residem. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, com a apreensão de:
-
Armas de fogo
-
Munições
-
Aparelhos de telefonia celular
-
Dispositivos eletrônicos
-
Documentos diversos
Os mandados foram expedidos pela Vara do Júri da Comarca de Vitória da Conquista.
Órgãos responsáveis pela operação
A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA, em articulação com a Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria Geral da SSP e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar (Correg).
Segundo os órgãos responsáveis, os materiais apreendidos serão submetidos a conferência, perícia e análise, com o intuito de robustecer o material probatório e identificar com precisão o grau de participação de cada investigado.
Homicídio em 2022 motivou investigações
De acordo com o MPBA, as investigações foram iniciadas a partir do homicídio de um homem, ocorrido em 13 de novembro de 2022, no centro de Vitória da Conquista. A vítima havia sido detida um dia antes, em 12 de novembro, acusada de tentativa de furto em um supermercado localizado na cidade de Poções, supostamente de propriedade dos suspeitos.
Após ser conduzida ao Plantão Central de Vitória da Conquista e liberada pela autoridade policial, a vítima foi vista caminhando pela cidade. Testemunhas relataram que um veículo não identificado se aproximou e a abordou. Horas depois, o corpo foi encontrado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, com sinais de execução.
Objetivos da operação e próximos passos
A Operação Supllicium tem como foco desarticular uma possível estrutura paramilitar com atuação ilegal e violenta, formada por agentes públicos e civis. A investigação busca identificar outros envolvidos, bem como esclarecer se há conexões com outros homicídios ou práticas criminosas semelhantes na região.
O material recolhido será encaminhado aos órgãos competentes, como o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Ministério Público, para subsidiar eventuais denúncias criminais e medidas disciplinares.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




