Nesta terça-feira (29/04/2025), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou da oficialização da federação entre o União Brasil e o Partido Progressista (PP), denominada União Progressista, durante ato realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, o prefeito afirmou que a nova federação se tornará protagonista nas eleições de 2026, tanto na Bahia quanto no cenário nacional.
Segundo Bruno Reis, União Brasil e PP compartilham a defesa de princípios como responsabilidade fiscal, geração de empregos, fortalecimento da educação e saúde, valorização das cidades e promoção do desenvolvimento econômico e social. A fusão partidária, segundo ele, representa o fortalecimento dessas bandeiras e amplia a capacidade de atuação no Congresso Nacional, estados e municípios.
“Agora, mais alinhados do que nunca, teremos ainda mais força para seguir defendendo esses valores”, declarou o prefeito de Salvador durante o evento.
Estrutura da União Progressista no Congresso e nos estados
A União Progressista contará com 109 deputados federais, formando a maior bancada da Câmara dos Deputados, além de 14 senadores, seis governadores e a administração de mais de 1.300 prefeituras em todo o país. Na Bahia, a federação reunirá nove deputados federais.
Bruno Reis enfatizou que, no Estado, a federação apresentará um projeto alternativo ao governo petista, que se mantém há quase duas décadas no poder:
“Nosso objetivo é construir um novo caminho, com mais desenvolvimento, mais oportunidades e melhores condições de vida para o povo baiano”, afirmou.
Comando e objetivos estratégicos da federação
A solenidade de oficialização reuniu lideranças nacionais, entre deputados federais, estaduais, senadores e governadores. A presidência da União Progressista, neste primeiro ano, será dividida entre o senador Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil).
Bruno Reis ainda destacou que a criação da federação é uma resposta à necessidade de racionalização do sistema partidário brasileiro:
“Estamos dando um passo à frente para modernizar e fortalecer ainda mais a nossa democracia, promovendo um ambiente político mais estável e consistente”, pontuou o prefeito.
Segundo análise técnica, a formação da União Progressista alinha-se ao movimento de redução do número de partidos, uma tendência necessária para aumentar a governabilidade e reduzir a fragmentação legislativa.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




