A seca que afeta municípios da Bahia levou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, a buscar apoio do Governo Federal em Brasília, nesta quinta-feira (03/04/2025). O gestor, que também é prefeito de Andaraí, participou do lançamento do programa Brasil Dando a Volta por Cima, com o presidente Lula, e se reuniu no Palácio do Planalto para relatar os impactos da estiagem na Chapada Diamantina e na região de Irecê.
Impactos da estiagem nos municípios baianos
A falta de chuvas prolongada resultou no desabastecimento de água, afetando o abastecimento humano, a produção agropecuária e o funcionamento de serviços essenciais. O Rio Utinga secou, causando a morte de rebanhos, e alguns municípios já tiveram que suspender aulas devido à crise hídrica.
Diante desse cenário, Wilson Cardoso destacou a urgência na adoção de medidas emergenciais para mitigar os efeitos da seca. Ele entregou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, registros fotográficos da situação e defendeu a necessidade de decretar estado de emergência para viabilizar o acesso a recursos federais.
Demandas apresentadas ao Governo Federal
O presidente da UPB listou as principais demandas dos municípios atingidos, incluindo:
-
Reconhecimento do estado de emergência para agilizar o envio de recursos;
-
Distribuição de cestas básicas para famílias afetadas;
-
Ampliação da Operação Carro-Pipa para abastecimento de água;
-
Perfuração de poços artesianos para minimizar a escassez hídrica;
-
Fornecimento de milho subsidiado pela CONAB para alimentação animal;
-
Prorrogação de dívidas rurais para produtores impactados pela estiagem.
Wilson Cardoso ressaltou a articulação do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, no acolhimento das pautas. O gestor também informou que a UPB orientará os municípios sobre o processo de solicitação do estado de emergência, que deve ser encaminhado ao Órgão Estadual de Defesa Civil e reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
Acompanhamento da comitiva baiana
A reunião contou com a presença do presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA) e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, da prefeita de Mucugê e diretora de serviços da UPB, Ana Medrado, e do superintendente da UPB, Thiancle Araújo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




