Feira de Santana, terça-feira, 30/04/2025 — A Micareta de Feira de Santana 2025 contará com a participação de 14 entidades culturais afro-brasileiras, apoiadas pelo Programa Ouro Negro, iniciativa do Governo da Bahia coordenada pela Secretaria de Cultura (SecultBA) e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Os desfiles ocorrerão entre os dias 1º e 4 de maio, nas principais avenidas do circuito oficial da festa.
O Programa Ouro Negro financia blocos afros, afoxés, sambas, reggaes e blocos de índios em festas populares e no Carnaval da Bahia. Para a Micareta deste ano, a iniciativa se insere no contexto de um investimento estadual de R$ 26 milhões, dos quais R$ 7,5 milhões foram direcionados especificamente para o apoio a manifestações culturais, atrações artísticas e instalação do Palco Bel da Bonita, voltado para artistas locais.
Segundo o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, o investimento visa assegurar o espaço das expressões culturais negras nas grandes festas populares:
“A presença do Ouro Negro na maior micareta do país reforça nosso compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com a democratização do acesso ao festejo.”
Destaques da programação dos blocos afro
A programação contempla apresentações de grupos tradicionais, como o Flor de Ijexá, que celebra 44 anos de história promovendo a cultura de matriz africana, e o Bloco Quilombo, pioneiro na inserção do reggae no desfile da Micareta. Também participam escolas de samba como a Brasil Meu Samba, que levará à avenida alas de fantasia e comissão de frente.
A programação detalhada dos blocos apoiados pelo Programa Ouro Negro é a seguinte:
Sexta-feira – 02 de maio
-
16h – Bloco Afro Muzembela
-
17h – Afoxé Filhos de Oxalá
-
18h – Afoxé Filhos de Ogum
-
19h – Afoxé Filhos de Nanã
Sábado – 03 de maio
-
14h – Bloco Os Nagôs
-
14h30 – Bloco Afro Sorriso Negro
-
15h – Cortejo Moviafro
-
16h – Bloco Afro Flor de Ijexá
-
17h30 – Bloco Afro Feira Axé
-
18h – Escola de Samba Nativos de Feira
-
19h – Escola de Samba Brasil Meu Samba
-
20h – Bloco Quilombo (Reggae)
Domingo – 04 de maio
-
15h – Bloco Afropop Tambores Urbanos
-
16h30 – Grupo de Samba de Roda Quixabeira da Matinha
Pré-micareta mobilizou distritos de Feira de Santana
A abertura das celebrações ocorreu com a pré-micareta realizada nos distritos de São José e Ipuaçu, no último fim de semana. A ação promovida pelo Governo do Estado levou artistas como Tony Salles, Paula Sanffer, Gelmix, Cescé Amorim, Belito e Theuzinho às comunidades situadas a aproximadamente 15 km do centro urbano de Feira de Santana.
O secretário Bruno Monteiro ressaltou a importância da política cultural para além do entretenimento:
“Mais do que entretenimento, o Ouro Negro promove reconhecimento e inclusão. É uma política pública que celebra a arte, o pertencimento e a liberdade de expressão.”
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




