A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) promoveu uma reunião na manhã desta terça-feira (29/04/2025) com representantes da rede de atenção à saúde com o objetivo de fortalecer ações voltadas à eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis, hepatites B e C, e Doença de Chagas. A reunião faz parte do esforço municipal para obter a certificação nacional concedida a municípios com mais de 100 mil habitantes que cumprem metas definidas pelo Ministério da Saúde.
A transmissão vertical ocorre quando agentes infecciosos são passados da gestante para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação. A certificação é concedida por meio do Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical, que reconhece a eficácia das políticas públicas adotadas para a prevenção desses casos.
Durante o encontro, foi discutida a importância do cumprimento de metas específicas, como redução da taxa de transmissão vertical do HIV para até 2%, redução da sífilis congênita para menos de 0,5 caso por mil nascidos vivos e diminuição da prevalência de hepatite em crianças com até 5 anos de idade. A garantia de pelo menos quatro consultas de pré-natal foi apontada como um dos pilares para o avanço nas metas.
A reunião foi conduzida por Myllene Almeida Souza, enfermeira referência técnica de Transmissão Vertical do Estado, que ressaltou a importância da cobertura do pré-natal como fator essencial para o cumprimento dos critérios estabelecidos.
Segundo Mariana Costa, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da SMS, o município já iniciou ações alinhadas às exigências do Ministério da Saúde e busca consolidar os indicadores que viabilizem a certificação. Ela destacou o empenho das equipes de saúde para alcançar os resultados propostos em curto prazo.
O encontro contou com a presença de representantes da Atenção Primária à Saúde, equipes de referência no atendimento à mulher e à criança, programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis, além da diretoria do Sistema de Informação, coordenação da Vigilância do Hospital da Mulher e outras instituições parceiras envolvidas no monitoramento e intervenção das infecções de transmissão vertical.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




