ViaBahia é classificada como pior concessão da história do Brasil, afirma ministro Renan Filho; Tragédia foi presente do PT para os baianos

O ministro Renan Filho criticou a concessão da ViaBahia e apontou falhas históricas dos governos petistas na fiscalização do contrato firmado em 2009. O governo federal prevê R$ 10 bilhões em investimentos e novo leilão ainda em 2025. O contrato com a ViaBahia foi encerrado mediante acordo com pagamento de R$ 892 milhões, encerrando disputas judiciais bilionárias.
Trecho da BR-324 sob gestão da ViaBahia — rodovia que liga Feira de Santana a Salvador enfrenta problemas estruturais recorrentes.

Brasília, quinta-feira, 10/04/2025 — O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou nesta quinta-feira (10) que a concessão da ViaBahia representa “a pior concessão da história das concessões do Brasil”, apontando falhas estruturais na modelagem contratual e na fiscalização durante os governos petistas que permitiram o agravamento da situação ao longo dos últimos 15 anos.

A concessionária, responsável desde 2009 pelos trechos das rodovias BR-116/BA, BR-324/BA, BA-526 e BA-528, será substituída por nova gestão após o encerramento formal do contrato, autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 31 de março de 2025.

Crítica à omissão dos governos do PT

A concessão da ViaBahia foi firmada em 2009, durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com promessa de duplicações, melhorias no pavimento e construção de passarelas. No entanto, ao longo dos governos petistas subsequentes — incluindo os mandatos de Dilma Rousseff e o retorno de Lula em 2023 — faltaram medidas eficazes para garantir o cumprimento contratual, resultando em sucessivos atrasos, descumprimentos e litígios.

A ausência de uma atuação firme do Poder Executivo Federal ao longo de mais de uma década contribuiu diretamente para o agravamento da deterioração da malha viária, sobretudo na BR-324, eixo fundamental para a mobilidade e a economia da Bahia.

Investimento previsto chega a R$ 10 bilhões

O Governo Federal prevê investimentos públicos de R$ 10 bilhões nas rodovias BR-116 e BR-324, com novo leilão programado até o final de 2025. Um processo de consulta pública já foi aberto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o objetivo de ouvir a sociedade e estruturar o novo edital de licitação.

“Só o baiano sabe o que significa a ViaBahia administrando a 116 e a rodovia que liga Feira de Santana a Salvador. A União vai fazer investimentos públicos e melhorar a qualidade do pavimento”, declarou o ministro.

Linha do tempo dos principais problemas da concessão da ViaBahia

Ano Evento
2009 Início da concessão da ViaBahia, firmada no governo Lula com promessas de duplicações e melhorias estruturais.
2013 ANTT emite primeiras notificações por descumprimento contratual, sem sanções efetivas.
2015 Relatórios apontam atrasos em obras previstas, como duplicações e passarelas. Nenhuma penalidade concreta é aplicada.
2017 Dnit realiza vistorias e confirma graves deficiências de conservação na BR-324. A concessionária contesta as conclusões.
2019 Ministério da Infraestrutura abre procedimento para apurar falhas operacionais da ViaBahia. Início de litígios com ANTT.
2021 ANTT notifica ViaBahia por inadimplência em investimentos obrigatórios. Iniciam-se discussões sobre caducidade.
2023 Ministério dos Transportes, já sob novo governo Lula, adota postura conciliatória e evita medidas mais enérgicas.
2025 TCU aprova acordo para encerramento contratual com indenização de R$ 892 milhões à concessionária.

Rescisão contratual evitou processo de caducidade

A rescisão do contrato foi resultado de uma negociação entre a União, o Ministério dos Transportes, o TCU e a ViaBahia, optando-se por um acordo extrajudicial para evitar o prolongamento dos litígios e a paralisação dos serviços.

O acordo prevê pagamento de R$ 892 milhões à ViaBahia, sendo:

  • R$ 681 milhões por investimentos não amortizados;

  • R$ 80 milhões para encerramento da sociedade;

  • R$ 131 milhões para quitação de financiamentos.

A concessionária também se compromete a renunciar a todos os processos administrativos, judiciais e arbitrais contra a ANTT, incluindo uma arbitragem superior a R$ 9,5 bilhões, corrigida pelo IPCA.

Relatório técnico sustenta viabilidade do acordo

A Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso), vinculada ao TCU, avaliou que a assinatura do acordo foi a solução com menor custo e menor risco jurídico para o Estado, dada a complexidade dos litígios existentes.

“Considerando a situação atual dos litígios, em que a ViaBahia possui decisão liminar e sentença em seu favor, bem como a duração razoável de um processo de caducidade, é muito pouco provável que os litígios se resolvam em favor da União”, aponta o relatório.

O ministro Renan Filho criticou a concessão da ViaBahia e apontou falhas históricas dos governos petistas na fiscalização do contrato firmado em 2009. O governo federal prevê R$ 10 bilhões em investimentos e novo leilão ainda em 2025. O contrato com a ViaBahia foi encerrado mediante acordo com pagamento de R$ 892 milhões, encerrando disputas judiciais bilionárias.
Ministro dos Transportes, Renan Filho, critica gestão da ViaBahia e anuncia novo leilão para concessão das rodovias BR-116/BA e BR-324/BA até o fim de 2025.

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