O Bloco Quixabeira celebra, neste ano, 15 anos de atuação na Micareta de Feira de Santana, com foco na valorização do samba de roda e na resistência cultural do povo quilombola. O desfile do grupo acontecerá no domingo (04/05/2025), a partir das 16h, no Circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra. O cortejo será conduzido pelo grupo Quixabeira da Matinha, com participação especial da sambista Maryzélia.
Fundado em 2010, inicialmente sob o nome Samba de Preto, o bloco surgiu a partir da mobilização de admiradores do samba de roda que reivindicavam espaço na maior festa popular do município para manifestações da cultura afrodescendente. Desde então, o grupo enfrentou desafios estruturais e institucionais para integrar o circuito oficial da Micareta.
Histórico de resistência e superação
Segundo Guda Quixabeira, cantor, compositor e dirigente do grupo, o processo de inserção do bloco foi marcado por obstáculos institucionais e resistências simbólicas:
“Houve muita dificuldade para nossa entrada na Micareta, mesmo com toda força e beleza do samba de roda da Bahia, que é patrimônio da humanidade há mais de 20 anos. Sofremos preconceito e ausência de apoio de quem deveria estar ao nosso lado“, declarou.
O artista relembra, inclusive, o episódio de estreia do bloco, quando o trio elétrico previamente acordado foi retirado momentos antes do desfile, gerando atraso e transtornos. Ainda assim, mais de mil pessoas acompanharam o cortejo, realizado ao meio-dia, horário incomum para blocos da Micareta. O episódio marcou o início de uma trajetória que se consolidou ao longo dos anos, sendo agora celebrada com o tema da resistência cultural.
Camisas e pontos de venda
As camisas do bloco estão disponíveis por R$ 30 (individual) e R$ 50 (casadinha). Os interessados podem adquirir o item nos seguintes pontos:
-
Shopping das Fábricas (Av. Getúlio Vargas – centro de Feira de Santana);
-
Farmácia da Praça (distrito da Matinha);
-
Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB);
-
Pelo WhatsApp (75) 99823-0259;
-
Na plataforma Sympla (venda online).
Atividades além do desfile: oficinas e seminário
O bloco amplia sua atuação com ações formativas e eventos culturais no distrito da Matinha, reafirmando o compromisso com a preservação da cultura quilombola.
Na última semana de abril, o percussionista Euzébio Oliveira Souza (Zezé), presidente da ACCB, conduziu uma oficina de percussão com jovens da comunidade. Para o mês de maio, estão programadas três novas oficinas:
-
Violão, com Tarcísio Estrela Araújo;
-
Cavaquinho, com Jadson de Almeida Moreira;
-
Samba de Roda, com Dona Chica do Pandeiro.
Todos os instrutores são integrantes do grupo Quixabeira da Matinha e residentes no distrito. As datas das oficinas serão divulgadas após a Micareta.
Ainda neste mês, será realizado um seminário sobre a história do Quilombo Matinha dos Pretos, com foco na construção e afirmação da identidade cultural quilombola e na salvaguarda do patrimônio imaterial da comunidade.
Financiamento e realização
O Bloco Quixabeira é financiado com recursos do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio do edital Ouro Negro 2025. A realização é da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB), em parceria com o grupo Quixabeira da Matinha, e conta com coprodução executiva da Casa das Águas Comunicação de Cultura.
Confira imagens
This slideshow requires JavaScript.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




