Durante a sessão desta terça-feira (20/05/2025) da Câmara Municipal de Feira de Santana, parlamentares abordaram temas relacionados à infraestrutura educacional e à atenção à saúde, com foco em novos investimentos, reivindicações por unidades escolares e propostas de assistência a pacientes oncológicos. O debate ocorreu após anúncio do Executivo Municipal sobre um novo pacote de ações para a educação.
O vereador Lulinha da Gente (UB) reiterou a necessidade da construção de uma escola e de uma creche no bairro Conceição, além da reforma e ampliação da Escola Jonathas Teles de Carvalho. Segundo ele, com o fechamento da creche Tio Jonas, estudantes do Residencial Parque Brasil foram remanejados para a Escola Estadual Agostinho Froes da Mota, distante da localidade. Lulinha afirmou que o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, comprometeu-se a visitar uma área disponível para a construção das novas unidades.
No distrito de Matinha, o vereador solicitou a retomada das obras da quadra de esportes da Escola Rosa Maria Esperidião Leite, que, segundo ele, foi abandonada pela empresa responsável. O pedido é para que a obra seja incluída no próximo pacote de investimentos.
O líder do governo na Câmara, José Carneiro Rocha (UB), anunciou a chegada de um projeto de lei que trata do reajuste salarial dos professores que recebem acima do piso nacional. O reajuste previsto é de 5,53%, com investimento estimado de R$ 14 milhões. O vereador também destacou o envio de outra proposta legislativa que define eleição direta para diretores e vice-diretores das escolas municipais, com mandato de dois anos e possibilidade de aumento de carga horária do vice-diretor de 20 para 40 horas, além de reajuste da função em até 275%.
Outra medida anunciada foi a continuação da distribuição do fardamento escolar. De acordo com Carneiro, as licitações estão em andamento, e a análise das amostras de tecido já teve início. O parlamentar afirmou que a iniciativa era uma demanda antiga da Casa e representa uma política de apoio direto aos estudantes da rede municipal.
A sessão também teve pronunciamento da vereadora Lu de Ronny (PV), que alertou para a falta de assistência do poder público municipal a pacientes oncológicos. A parlamentar relatou ter sido procurada por um familiar de paciente com câncer, denunciando ausência de apoio institucional tanto para os pacientes quanto para seus familiares. Diante disso, Lu informou que irá protocolar um projeto de lei que prevê a criação de ações de cuidado e suporte paliativo, com a intenção de garantir atendimento humanizado e acompanhamento contínuo por parte do município.
Em outra frente, Lu de Ronny prestou homenagem aos técnicos e auxiliares de enfermagem pelo Dia do Técnico de Enfermagem, comemorado nesta terça-feira (20/05/2025). Enfermeira por formação, a vereadora destacou a importância desses profissionais nas unidades de saúde locais e em todo o Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




