O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, formalizou nesta segunda-feira (19/05/2025) a desistência do recurso protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF), que buscava anular a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que o afastou da presidência da entidade.
A medida encerra o litígio judicial envolvendo o dirigente e a CBF, que teve novo desdobramento na semana passada. Na ocasião, o desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do TJRJ, determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues e nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da confederação, como interventor provisório da entidade.
Na manifestação encaminhada ao STF, Ednaldo afirmou que a decisão de retirar o recurso foi motivada pelo intuito de preservar a estabilidade institucional da CBF e restaurar a paz no ambiente do futebol nacional.
“Este gesto, sereno e consciente, representa o esforço do peticionário em deixar para trás este último ato do litígio”, escreveu o ex-dirigente, enfatizando compromisso com a Justiça e a verdade.
A saída de Ednaldo ocorre em meio à organização do novo processo eleitoral da entidade. No sábado (17), a CBF publicou edital convocando eleições para o dia 25 de maio, com o objetivo de escolher o próximo presidente da entidade.
No domingo (18), o médico Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, oficializou sua candidatura à presidência da CBF. Até o momento, é a única chapa registrada. Denominada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, a candidatura tem apoio formal de 25 federações estaduais e de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
O processo eleitoral segue as regras do estatuto da CBF, que prevê votação com colégio composto por representantes das federações estaduais e clubes das duas principais divisões do futebol nacional.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




