Na quarta-feira (28/05/2025), a Embasa inaugurou um novo espaço do Viveiro Educador em Feira de Santana, com foco na produção de mudas de espécies nativas, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas. O espaço já foi responsável pela produção de 11 mil mudas desde sua criação e amplia sua capacidade com a nova estrutura.
O viveiro, que opera desde 2022 no município, tem papel estratégico nas ações de preservação dos mananciais e na recomposição de matas ciliares. A partir da ampliação, a Embasa projeta uma produção anual de mais de oito mil mudas, contemplando todo o ciclo que envolve coleta de sementes, quebra de dormência, plantio e doação.
“Com a ampliação do espaço, o Viveiro passou a ter capacidade de produzir mais de oito mil mudas anualmente, em um processo que vai desde a coleta e seleção de sementes, a quebra de dormência, o plantio e a doação para reflorestamento”, afirmou Sidneia Silva, coordenadora do Comitê de Garantia Ambiental da Embasa.
O viveiro cultiva espécies como Ipê Amarelo, Rosa e Roxo, Pau Brasil, Pata de Vaca, Sibipiruna e Pau Ferro, entre outras, que são destinadas tanto para plantio em mananciais e unidades operacionais da Embasa, quanto para doações a instituições públicas, entidades do terceiro setor e instituições de ensino.
“Onde tem vegetação preservada, tem água. Por isso a atuação da Embasa com os Viveiros é tão fundamental, é uma importante contribuição para a preservação dos mananciais de água doce, dos recursos hídricos de uma forma geral”, destacou Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa.
O programa Viveiros Educadores da Embasa possui atualmente 13 unidades na Bahia e já distribuiu aproximadamente 300 mil mudas de espécies nativas, reforçando o compromisso da empresa com a conservação dos biomas baianos e a promoção da educação ambiental nas comunidades locais.
O Viveiro Educador de Feira de Santana está aberto para visitação de escolas, organizações não governamentais, grupos comunitários e público em geral. As instituições interessadas podem agendar visitas através do telefone (75) 99807-0618.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




