Feira de Santana sedia nesta sexta-feira (23/05/2025) o XIV Festival de Sanfoneiros, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs). A programação tem início às 18h30, no Centro de Convenções, com entrada gratuita. O público poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível, de forma opcional.
Com o tema “Fusões Sonoras”, a edição de 2025 propõe a integração da sanfona com outros instrumentos musicais, promovendo novas combinações de ritmos e timbres. O evento será apresentado por Aninha Pinheiro e Júlia Lorrana e contará com a participação de nove sanfoneiros selecionados por edital e duas atrações especiais: Os Bambas do Nordeste e Lívia Mattos.
Os portões serão abertos às 17h30, horário em que o público poderá visitar a Feira de Saberes e Sabores da Uefs, espaço dedicado a produtos artesanais e gastronomia local. O teatro do Centro de Convenções, sujeito à lotação, será aberto às 18h. Haverá também transmissão simultânea por telão na área externa da feira.
A abertura oficial do festival contará com a apresentação do grupo Os Bambas do Nordeste, que comemora 50 anos de carreira. Reconhecido por introduzir o trombone no forró, o grupo apresentará canções tradicionais e autorais, como “Vida de Viajante”, “Forró Cheiroso” e “Olha pro Céu”.
As apresentações dos sanfoneiros selecionados ocorrerão nas categorias Nacional, Regional Nordestina (até 8 Baixos e acima de 8 Baixos) e Infantojuvenil. Os músicos são:
- Andrezinho (São Luís-MA),
- Jean Panisson (Dois Vizinhos-PR),
- André Leal (Caruaru-PE),
- Romário (João Pessoa-PB),
- Luan dos 8 Baixos (São Paulo-SP),
- Ivison (Caruaru-PE),
- Felipe Sanfoneiro (Juazeiro do Norte-CE),
- Angelo Gabriel (Olinda-PE),
- Arthur (Caruaru-PE), com apenas 7 anos de idade.
O encerramento será conduzido pela sanfoneira baiana Lívia Mattos, que apresentará o show “Apneia” com formação de quinteto. O repertório é baseado no álbum lançado em 2022. A artista tem passagens por festivais internacionais na Áustria, China, Espanha e Estados Unidos, sendo reconhecida pela fusão de ritmos nordestinos com elementos experimentais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




