Salvador (BA), sexta-feira, 09/05/2025 — Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta sexta-feira resultou na prisão de um dos criminosos mais procurados da Bahia, foragido desde 2023 do Conjunto Penal de Jequié. A ação foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), com apoio da 9ª COORPIN/Jequié, CIPE Central, COOPM e BPATAMO, e ocorreu em Salvador.
O alvo da operação era um líder de facção criminosa atuante na região de Ibirataia, com influência criminosa estendida aos municípios de Gandu, Nova Ibiá, Itamari, Apuarema, Ipiaú e Ubatã. O indivíduo é apontado como responsável por, ao menos, cinco homicídios confirmados, além de ordens para a execução de rivais e antigos aliados, em uma escalada de violência que mobilizou forças de segurança estaduais e federais.
Operação Artemis intensifica combate ao crime organizado
A ação integra mais uma fase da Operação Artemis, iniciativa coordenada pela FICCO/BA voltada à captura de criminosos violentos ligados a facções, e reforça a estratégia de combate articulado ao crime organizado na Bahia.
Durante a abordagem, os agentes da FICCO/BA e do PATAMO foram recebidos com disparos de arma de fogo. Um dos criminosos foi atingido e não resistiu aos ferimentos. O outro foi preso e encaminhado para a delegacia de polícia.
Na cidade de Ibirataia, o líder capturado é investigado por ter ordenado a execução de pelo menos cinco pessoas, inclusive em locais públicos. Um dos homicídios, ocorrido em 16 de abril de 2023, foi registrado por câmeras de segurança: a vítima foi executada com um tiro na cabeça, à queima-roupa, em uma praça.
Além disso, no início de maio, o mesmo indivíduo teria efetuado disparos contra uma viatura da Polícia Militar, agravando ainda mais sua situação penal. Contra ele pesam dois mandados de prisão em aberto e diversas investigações em curso.
Balanço operacional da FICCO/BA em 2025
Até o momento, a atuação da FICCO/BA em 2025 resultou na prisão de 26 integrantes de facções criminosas envolvidos em homicídios e outros crimes violentos. A força-tarefa é composta por diversas instituições:
-
Polícia Federal
-
Polícia Militar da Bahia
-
Polícia Civil da Bahia
-
Polícia Penal da Bahia
-
Polícia Rodoviária Federal
-
Secretaria Nacional de Políticas Penais
-
Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia
As investigações seguem em andamento para identificar e prender outros integrantes e comparsas da organização criminosa que operava na região sudoeste do estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




