Nesta terça-feira (28/05/2025), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, encaminharam à Câmara Municipal dois projetos de lei que propõem a atualização do marco legal da gestão escolar e das gratificações concedidas a profissionais da educação. As propostas visam modernizar critérios administrativos e ampliar a valorização dos gestores escolares e professores da rede municipal.
Atualização nas gratificações por função
O Projeto de Lei Complementar nº 004/2025 redefine os percentuais das Funções Gratificadas em Educação (FGE), com base na tipologia das unidades escolares, considerando o número de alunos matriculados e o regime de funcionamento (parcial ou integral).
As novas faixas de gratificação vão de 20% a 40% sobre o vencimento-base dos professores, a depender da função exercida e do porte da escola. Já os professores ou especialistas que atuarem como coordenadores pedagógicos ou em projetos educacionais especiais receberão 15% de gratificação.
Avaliação de mérito será critério para recondução
O projeto também estabelece um sistema de Avaliação de Mérito e Desempenho, que será usado como base para a recondução dos gestores escolares aos seus cargos.
A avaliação será composta por indicadores objetivos, como:
-
Taxas de evasão e repetência escolar
-
Desempenho acadêmico dos estudantes
-
Gestão de recursos da escola
-
Assiduidade dos profissionais
-
Relacionamento com a comunidade escolar
A pontuação será atribuída em escala de 0 a 10, sendo exigida média mínima de 8 pontos para recondução.
Novo processo de seleção para diretores
O Projeto de Lei nº 007/2025 propõe um novo modelo de escolha de diretores e vice-diretores escolares, que passa a ocorrer em duas etapas:
-
Avaliação de mérito e desempenho técnico
-
Consulta à comunidade escolar, conforme previsto na legislação federal
O mandato será de dois anos, com possibilidade de uma recondução, desde que atendidos os critérios de desempenho estabelecidos.
Fortalecimento da gestão escolar
De acordo com o secretário municipal de Educação, Pablo Roberto, os projetos têm como objetivo profissionalizar a gestão escolar e valorizar os profissionais da educação que atuam diretamente nas unidades.
“A proposta assegura critérios técnicos e justos para seleção e remuneração, contribuindo para a melhoria da qualidade da gestão e dos resultados educacionais”, declarou.
Com a aprovação das propostas, o município espera alcançar maior eficiência administrativa, melhor engajamento das comunidades escolares e avanços nos indicadores educacionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




