Cumprindo agenda institucional em Brasília nesta terça-feira (20/05/2025), o governador Jerônimo Rodrigues participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, com foco na expansão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas modalidades Leite e Alimentos.
Durante o encontro, foram apresentados projetos voltados à manutenção e ampliação do programa, com prioridade para povos indígenas, comunidades quilombolas e municípios de menor porte em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa fortalecer as redes de proteção social e segurança alimentar em todo o estado.
Estiveram presentes à reunião as equipes técnicas do MDS e do Governo da Bahia, incluindo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
“Estamos fazendo um balanço dos investimentos do Governo Federal na Bahia, avaliando o avanço que nós estamos tendo no combate à pobreza e à fome e buscando apoio para novas iniciativas”, afirmou o governador.
Produção de testes diagnósticos e parceria com a Anvisa
Ainda na capital federal, Jerônimo Rodrigues participou de audiência com o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniel Meirelles, para tratar da regularização de registros de kits diagnósticos utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A pauta envolve a parceria de desenvolvimento produtivo entre o Ministério da Saúde, a empresa chinesa Hotgen Biotech e a Bahiafarma, com o objetivo de garantir a transferência de tecnologia e a fabricação de testes rápidos para detecção de Zika, Dengue, COVID-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária.
Segundo o governador, o foco é garantir certificações exigidas para viabilizar a produção nacional desses insumos estratégicos. Acompanhado da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, Jerônimo reforçou o papel da Bahiafarma na retomada da produção industrial voltada ao SUS.
“Todo esse processo vai ajudar a gente a impulsionar a Bahiafarma na retomada da nova indústria na Bahia e no Brasil, produzindo para o SUS”, explicou Roberta Santana.
Projetos fortalecem industrialização e política social
As agendas do governador Jerônimo Rodrigues em Brasília demonstram dupla estratégia do Governo da Bahia: de um lado, a fortalecimento de políticas públicas de combate à fome e insegurança alimentar; de outro, o investimento em tecnologia e produção local de insumos para o SUS, alinhado à política de reindustrialização nacional.
A parceria entre Bahiafarma e Hotgen, com apoio do Ministério da Saúde e chancela da Anvisa, insere a Bahia em posição estratégica para o fornecimento de soluções diagnósticas de alta demanda, contribuindo com a sustentabilidade do SUS e a autonomia sanitária nacional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




