Na noite de quarta-feira (30/04/2025), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da saída do Bloco Zero Hora, evento que marca simbolicamente o início da Micareta de Feira de Santana, no Portal do Sertão. Acompanhado de profissionais da imprensa, autoridades e representantes da cultura local, o chefe do Executivo baiano reforçou o apoio institucional do Estado à festa e enalteceu o papel da comunicação na cobertura do evento.
Governador ressalta importância dos profissionais de imprensa
Durante a passagem pelo Centro Cultural Amélio Amorim, Jerônimo Rodrigues destacou o simbolismo da participação no bloco formado por jornalistas. “Esse é um bloco histórico da comunicação. Muito importante estar aqui prestando uma homenagem a esses profissionais que vão se divertir hoje e trabalhar intensamente nos próximos quatro dias. Desejo uma ótima cobertura e de muita paz”, afirmou.
O Bloco Zero Hora, criado originalmente na década de 1980 e atualmente com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), desfilou ao som do minitrio Rixô Elétrico, seguindo o circuito Maneca Ferreira, com encerramento na esquina das avenidas João Durval Carneiro e Presidente Dutra, próximo à agência dos Correios.
Bloco Zero Hora: tradição e renovação
Segundo o jornalista Fabrício Almeida, de 49 anos, integrante da nova geração do bloco e frequentador da festa há mais de duas décadas, a iniciativa é uma oportunidade de valorização da cultura local e integração dos profissionais da comunicação. “É o momento de conhecer e encontrar aquele que você acompanha no rádio, na TV, e de confraternização dos profissionais também”, destacou.
A proposta do bloco é permitir que os jornalistas, geralmente ocupados durante os dias de folia, tenham um momento próprio de celebração. A ideia remonta à criação do bloco por Edson Felzemburgh, que utilizou uma carroça puxada por um jegue como “trio elétrico”, animado pela então iniciante banda Chiclete com Banana. Posteriormente, com o advento da TV Subaé, o bloco foi reativado por jornalistas como Edson Borges, Neire Matos, Reginaldo Pereira e Soraya Mesquita.
Governo do Estado amplia presença na Micareta 2025
Além do apoio ao Bloco Zero Hora, o Governo da Bahia está promovendo uma série de ações culturais durante a Micareta de Feira de Santana 2025. Entre os destaques estão:
-
Financiamento de 14 entidades de matriz africana através do Programa Ouro Negro;
-
Criação de palco exclusivo para artistas locais;
-
Apoio a blocos diversos, incluindo o da Polícia Militar, que contará com show da banda Parangolé, e o Bloco dos Trabalhadores;
-
Animação do Palco Bel da Bonita, com artistas regionais no pranchão.
Segundo o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, “o bloco abre as celebrações dos 88 anos da Micareta, reafirmando a cultura como vetor de desenvolvimento econômico e geração de renda para a Bahia”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




