O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou nesta terça-feira (27/05/2025) para a segunda quinzena de junho o lançamento do edital de concessão de 19 aeroportos regionais no âmbito do Programa AmpliAR, que abrangerá estados da Amazônia Legal e do Nordeste, com investimentos estimados em R$ 1,35 bilhão. A iniciativa foi apresentada a concessionárias do setor nesta terça-feira (27), após validação do modelo pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O Programa AmpliAR visa ampliar a conectividade aérea regional por meio da gestão qualificada de aeródromos estratégicos, com ênfase em localidades de interesse logístico, turístico, social e ambiental. O modelo será operacionalizado por meio de contratos aditivos com concessionárias que já atuam na administração de aeroportos federais, mediante contrapartidas de equilíbrio econômico-financeiro.
Mudanças no modelo licitatório
Diferentemente da versão preliminar apresentada na consulta pública de dezembro de 2024, os aeroportos não serão ofertados em blocos, mas de forma individualizada, permitindo maior atratividade e flexibilidade nas propostas. O Ministério de Portos e Aeroportos recebeu aproximadamente 200 contribuições públicas durante o período de consulta, que subsidiaram ajustes no modelo final.
Etapas do processo
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Junho de 2025: Publicação do edital;
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Setembro de 2025: Abertura das propostas;
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Dezembro de 2025: Conclusão dos ajustes contratuais;
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Aeroportos não arrematados: Permanecerão disponíveis para futuras rodadas do AmpliAR.
Aeroportos da Bahia contemplados
Três aeroportos baianos estão incluídos na primeira fase do AmpliAR:
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Guanambi;
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Lençóis (Chapada Diamantina);
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Paulo Afonso.
Esses terminais são considerados estratégicos para o turismo ecológico, a integração logística regional e o desenvolvimento econômico de polos urbanos do interior baiano.
Justificativas técnicas e estratégicas
De acordo com o MPor, a ampliação da aviação regional é fundamental para o crescimento do turismo, o fortalecimento de cadeias logísticas, o escoamento da produção agropecuária e o atendimento a comunidades remotas. Os aeroportos regionais também terão função relevante na logística de saúde, distribuição de vacinas e medicamentos, e fiscalização ambiental em territórios de difícil acesso.
“O crescimento do turismo de lazer e de negócios exige uma aviação regional cada vez mais robusta. Com o AmpliAR, vamos levar infraestrutura onde ela é essencial para o desenvolvimento do país”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
“A chegada de operadores qualificados vai atrair investimentos, fomentar o turismo, fortalecer cadeias logísticas e dinamizar setores como o agronegócio e os serviços”, acrescentou o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.
Lista completa dos aeródromos incluídos
Estados contemplados: 11
Total de aeroportos: 19
Investimento médio estimado por aeroporto: R$ 77 milhões
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Aracati (CE)
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Araguaína (TO)
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Araripina (PE)
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Barcelos (AM)
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Barreirinhas (MA)
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Cacoal (RO)
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Cruz (CE)
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Garanhuns (PE)
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Guanambi (BA)
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Itacoatiara (AM)
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Itaituba (PA)
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Lençóis (BA)
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Parintins (AM)
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Paulo Afonso (BA)
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Porto Alegre do Norte (MT)
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São Raimundo Nonato (PI)
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Serra Talhada (PE)
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Taraucá (AC)
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Vilhena (RO)
Impactos esperados
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Redução da responsabilidade fiscal de estados e municípios com a operação de aeroportos;
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Aumento da capilaridade da malha aérea nacional;
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Integração de áreas isoladas aos principais centros urbanos;
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Estímulo ao turismo regional e ao comércio local;
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Melhoria na logística de emergência médica e sanitária;
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Reforço à soberania territorial e à proteção de comunidades tradicionais e indígenas.
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