O Papa Leão XIV afirmou nesta segunda-feira (19/05/2025) que “o tempo presente é de diálogo e de construção de pontes”. A declaração foi feita durante encontro com representantes de outras Igrejas cristãs e religiões, realizado no Vaticano, no dia seguinte à celebração inaugural de seu ministério como Bispo de Roma e Sucessor de Pedro.
Durante o encontro, o Papa dirigiu uma saudação especial a líderes religiosos presentes, incluindo Sua Santidade Bartolomeu, Sua Beatitude Teófilo III e Sua Santidade Mar Awa III, agradecendo pelas orações e apoio. O pontífice destacou o legado de seu antecessor, Papa Francisco, especialmente no campo do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, ressaltando o foco nas relações interpessoais e na fraternidade universal.
Leão XIV mencionou a coincidência de sua eleição com os 1700 anos do Primeiro Concílio de Niceia, evento histórico que consolidou o Credo cristão compartilhado por diversas tradições. Segundo ele, a unidade da fé é o caminho para o restabelecimento da comunhão plena entre os cristãos, com base na fidelidade comum a Jesus Cristo.
O Papa afirmou que um dos deveres prioritários de seu ministério é buscar essa comunhão, enfatizando que a unidade cristã só se realiza quando fundamentada na fé compartilhada em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Ele também reforçou a continuidade dos esforços para uma Igreja sinodal, como defendido por Francisco, e destacou a conexão entre sinodalidade e ecumenismo.
Em seu discurso, Leão XIV reforçou que o diálogo deve envolver todos, incluindo outras tradições religiosas, dentro de um espírito de fraternidade humana. Ele elogiou o trabalho realizado pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, que incentiva encontros concretos e o conhecimento mútuo, conforme proposto no Documento sobre a Fraternidade Humana (Abu Dhabi, 2019).
O Papa dirigiu uma saudação específica aos judeus e muçulmanos, ressaltando a relação especial do cristianismo com o judaísmo e a importância de manter o diálogo teológico constante. Sobre os muçulmanos, destacou o respeito mútuo e a liberdade de consciência como bases sólidas para o relacionamento, reconhecendo o esforço mútuo pela fraternidade e paz.
Ao final, Leão XIV reconheceu a contribuição das diversas tradições religiosas para a paz mundial, destacando o papel que cada comunidade pode exercer na promoção de sabedoria, compaixão e preservação da casa comum. O Papa finalizou o encontro com um apelo à cooperação global: “não à guerra, sim à paz; não à corrida armamentista, sim ao desarmamento; não à economia excludente, sim ao desenvolvimento integral”.
*Com informações da Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




