Santo Amaro: Documentário “Pai Pote, o Filho de Ogum” tem pré-estreia durante programação oficial do Bembé do Mercado

A pré-estreia do documentário “Pai Pote, o Filho de Ogum” será realizada nesta sexta-feira (16/05/2025), às 18 horas, na Praça da Purificação, durante a programação oficial do Bembé do Mercado, em Santo Amaro. Dirigido por Laís Lima, cineasta natural da cidade, o longa retrata a trajetória de José Raimundo Lima Chaves, conhecido como Pai Pote, Babalorixá reconhecido por sua atuação na preservação e promoção da cultura afro-brasileira.

O filme acompanha três grandes eventos que integram a agenda anual do líder religioso: a Lavagem da Purificação, no mês de janeiro; o próprio Bembé do Mercado, que ocorre em maio; e a Lavagem de La Madeleine, em Paris, na qual Pai Pote participa desde a primeira edição, em 2001. As gravações ocorreram em Santo Amaro, Paris e Lisboa, incluindo a cobertura da 1ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa em Portugal.

Segundo a diretora Laís Lima, a ideia do documentário surgiu durante o Bembé do Mercado de 2021, ainda no contexto da pandemia. A cineasta destaca o compromisso de utilizar o cinema como meio de registro e valorização da cultura local e das lideranças religiosas do Recôncavo.

A exibição no Bembé representa a principal entrega deste projeto à comunidade que o originou”, declarou.

Pai Pote é reconhecido por sua atuação na valorização do Candomblé e da cultura afro-brasileira, tendo iniciado sua trajetória na Rua Barão de Vila Viçosa, conhecida por abrigar a antiga linha da Rede Ferroviária Federal. O orixá Ogum, associado às estradas de ferro e aos caminhos, é central em sua formação espiritual e simbólica.

O Babalorixá é o atual presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado e lidera o movimento para que a manifestação seja reconhecida como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Atualmente, o Bembé já possui o título de Patrimônio Imaterial da Bahia e do Brasil, concedido pelo IPAC e pelo IPHAN.

O documentário foi realizado com equipe majoritariamente feminina, incluindo profissionais nas funções de direção, fotografia, arte e produção executiva. A equipe de produção também inclui filhos e filhas de santo ligados à casa de Pai Pote. Entre os entrevistados estão Maria Bethânia, a embaixadora Paula Alves de Souza, Robertinho Chaves e lideranças religiosas locais como Mãe Williana de Odé, Mãe Miroca e Mãe Manuela de Ogunjá.

A obra foi contemplada pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e do Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), voltada ao fomento emergencial do setor cultural.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading