Nesta quinta-feira (01/05/2025) teve início a Micareta de Feira de Santana, evento tradicional da cultura baiana que segue até a segunda-feira (05/05/2025) com o encerramento no arrastão. Para garantir a ordem e a integridade dos foliões, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), implantou um esquema especial que mobiliza 8,6 mil agentes, com uso intensivo de tecnologia, monitoramento e protocolos preventivos.
O investimento total no plano de segurança da Micareta soma R$ 11,6 milhões, abrangendo desde ações de patrulhamento ostensivo até recursos de alta tecnologia, como câmeras de reconhecimento facial, videomonitoramento, drones e portais de abordagem.
Reconhecimento facial e controle de acesso
Ao todo, foram instalados oito portais de abordagem, distribuídos em pontos estratégicos dos circuitos da festa. Os dispositivos contam com câmeras de reconhecimento facial, permitindo a identificação de foragidos da Justiça e o controle de entrada de objetos considerados perigosos, como garrafas de vidro, tesouras, prendedores de cabelo com ponta e brinquedos que disparam água. Esses itens são retidos nos acessos.
Segundo o tenente-coronel PM Edmilton Ricardo dos Reis, coordenador dos portais, o objetivo é preservar a integridade dos participantes e impedir que materiais que possam ser utilizados como armas entrem no circuito.
“O reconhecimento facial será utilizado para capturar indivíduos com mandados em aberto”, afirmou.
Efetivo distribuído entre Polícia Militar, Civil, Bombeiros e DPT
A operação envolve 6.298 policiais militares, 1.595 bombeiros, 372 policiais civis e 51 servidores do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A própria SSP também está mobilizada com 296 servidores.
Para apoiar a logística das ações, foram montados 85 postos de observação e está em funcionamento o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que coordena o fluxo de informações entre as forças de segurança em tempo real.
Ações específicas contra crimes e proteção de grupos vulneráveis
A Polícia Civil atua com foco na recuperação de celulares furtados e por meio da Operação Quitérias, voltada à proteção de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o Posto Integrado de Prevenção à Violência (PI/Prev), coordenado pela Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), articula o atendimento de vítimas de violações de Direitos Humanos, com a participação de diversos órgãos: Sepromi, SPM, SJDH, Seades e Defensoria Pública.
Também será conduzida uma pesquisa de satisfação pela Ouvidoria da SSP, com o objetivo de avaliar a percepção da população sobre a atuação das forças de segurança durante o evento.
Percepção positiva da população
A presença do aparato tecnológico e humano já impacta a sensação de segurança entre os presentes. A ambulante Lucineide dos Santos Sousa, de 51 anos, que trabalha sozinha na avenida, afirmou estar tranquila diante da estrutura implantada.
“Estão de parabéns. Estou me sentindo tranquila, mesmo estando só aqui na avenida”, declarou.
“Que as pessoas venham com muita boa vontade, que venham com vontade de curtir, de aproveitar uma festa bonita como é a Micareta de Feira de Santana”, concluiu o tenente-coronel Reis.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




