A cidade de Bonn, na Alemanha, recebe até o dia 26 de junho de 2025 as Reuniões Climáticas de Junho da ONU, com a participação de cerca de 5 mil representantes governamentais, técnicos e especialistas. O objetivo central do evento é a definição de diretrizes e decisões para adoção na COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA), Brasil.
Durante a abertura do encontro, o secretário-executivo da ONU para Mudança Climática, Simon Stiell, afirmou que, sem o esforço multilateral conduzido pela ONU, o mundo estaria em rota de aquecimento de até 5°C, em comparação com a projeção atual de 3°C. Ele destacou que a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C ainda é viável e essencial para mitigar os impactos da crise climática.
Principais temas em discussão
Entre as prioridades da agenda estão a finalização dos indicadores do Objetivo Global de Adaptação Climática e a estruturação de um plano para aumentar substancialmente o financiamento climático internacional, com a meta de alcançar US$ 1,3 trilhão por ano. Esse valor foi definido na COP29 como necessário para apoiar ações em mitigação, adaptação e transição energética, especialmente nos países em desenvolvimento.
Outro ponto destacado por Stiell é o acompanhamento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Até o momento, apenas 22 países atualizaram seus compromissos climáticos, incluindo o Brasil, país-sede da próxima conferência global, e os Estados Unidos, antes da saída temporária do Acordo de Paris.
Avanços e desafios
Segundo o secretário-executivo, as conferências climáticas anteriores resultaram em avanços concretos, mesmo que imperfeitos, evidenciando a capacidade de ação coletiva. Ele ressaltou que é necessário transformar os compromissos assumidos em ações práticas e mensuráveis, especialmente no que se refere à transição justa, conceito que propõe a substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis, com inclusão social e desenvolvimento sustentável.
As reuniões em Bonn têm caráter técnico e político, com a finalidade de alinhar consensos em torno de temas críticos, antecipando negociações mais complexas que ocorrerão durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
*Com informações da ONU News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




