Nesta terça-feira (03/06/2025), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de lotes falsificados dos medicamentos Rybelsus e Ofev. A medida atende ao combate à circulação de produtos não autorizados e que podem representar riscos à saúde pública.
O lote M088499 do medicamento Rybelsus foi identificado como falsificado, pois não é fabricado pela empresa autorizada Novo Nordisk. Rybelsus é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, contendo o princípio ativo semaglutida, e utilizado no controle dos níveis de açúcar no sangue sem necessidade de injeções diárias.
Outro lote falsificado detectado é o 681522 do medicamento Ofev, produzido pela empresa Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Ofev contém o princípio ativo nintedanibe e é destinado ao tratamento e retardamento da progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também conhecida como esclerodermia.
A Anvisa reforça a recomendação para que a população e os profissionais de saúde adquiram medicamentos apenas em estabelecimentos devidamente regularizados, preferencialmente com a embalagem original e mediante emissão de nota fiscal.
Em casos de suspeita de falsificação, a agência orienta:
“Os consumidores e profissionais de saúde não devem usar o produto e devem entrar em contato com as empresas detentoras do registro desses produtos para verificar a autenticidade.”
O comunicado deve ser feito imediatamente à Anvisa. Para profissionais de saúde, o canal indicado é o sistema Notivisa. Para pacientes, o contato deve ser realizado pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FalaBR).
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




