Documentário sobre limpeza do fundo do mar em Salvador é exibido na UFBA durante Semana do Meio Ambiente

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) realizou nesta quarta-feira (04/06/2025) a exibição do documentário Inspirações que vêm do Fundo, que aborda as ações do projeto Fundo da Folia, dedicado à limpeza do fundo do mar na orla Atlântica e na Baía de Todos-os-Santos. A sessão ocorreu no auditório da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, no campus de Ondina, seguida de roda de conversa com a equipe de produção e especialistas ambientais.

Com duração de 38 minutos, o documentário reuniu estudantes dos cursos de veterinária, biologia, zootecnia e oceanografia, além de representantes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), da Ufba, do Instituto Baleia Jubarte e do próprio projeto Fundo da Folia.

A atividade integra a programação da Semana do Meio Ambiente em Salvador, evidenciando a cooperação entre poder público, universidades e sociedade civil em iniciativas de sustentabilidade ambiental.

João Resch, diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam) da Secis, ressaltou a relevância do projeto Fundo da Folia e sua relação com a criação do Parque Marinho da Barra.

“Eles foram os precursores responsáveis pela criação desse parque, pois o trabalho deles provocou o município para o desenvolvimento desse projeto. Além disso, é mais um incentivo ao mergulho, à educação ambiental, à preocupação com a fauna e a flora do Parque Marinho, que também é um sítio histórico, com seus naufrágios. Por conta de tudo isso, é muito importante divulgar, expandir e ampliar esse trabalho, para alcançar um número maior de cidadãos e democratizar cada vez mais essas informações”, afirmou Resch.

Ticiana Schindler, produtora e diretora do documentário, destacou o objetivo de ampliar a visibilidade das ações voluntárias realizadas pelo Fundo da Folia.

“É um trabalho voluntário, que atua na limpeza do fundo do mar da Baía de Todos-os-Santos. E esse documentário narra a história desse projeto, de como ele funciona e busca inspirar e influenciar outras pessoas. E é justamente nesse gesto de inspirar a sociedade que torna isso importante”, declarou.

Bernardo Mussi, idealizador do Fundo da Folia, comentou o alcance esperado do filme, que surgiu a partir de manifestações artísticas vinculadas ao projeto.

“O documentário teve origem a partir do trabalho do Fundo da Folia, com ações envolvendo música, artes plásticas, poesia, trabalhos acadêmicos, todos inspirados nessas ações. Esperamos causar grande impacto, porque é um documentário que vai penetrar no grande público através de palestras, apresentações públicas, em escolas, universidades e afins”, afirmou Mussi.

Ele ainda ressaltou o caráter educativo do Fundo da Folia:

“É preciso entender que o trabalho realizado pelo Fundo da Folia não se resume às ações de catação de lixo do fundo do mar, mas proporcionar a transformação das pessoas por meio deste processo, inspirando e educando através do exemplo, e o documentário retrata bem essa realidade.”

Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte e colaborador da produção, avaliou o filme como uma forma de reconhecimento da atuação do Fundo da Folia, que completa 15 anos em 2025.

“Este registro é uma forma de conectar ainda mais as pessoas, além de divulgar ainda mais nosso Parque Marinho. Os oceanos e mares são nossos, então precisamos fazer esse trabalho de educação ambiental, para que seres humanos e animais possam viver nestes mares mais limpos”, concluiu Rodamilans.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading