A Escola Livre Àbámodá, sediada em Cachoeira (BA), participa do 1º Encontro Nacional da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura, que acontece de segunda a sexta-feira (26 a 30/05/2025), em Fortaleza (CE). O evento reúne 68 organizações da sociedade civil selecionadas pelo Programa Olhos D’Água, do Ministério da Cultura, para promover intercâmbio de metodologias e práticas no campo da formação artística e cultural.
A Àbámodá integra o grupo de nove escolas baianas selecionadas e se destaca como a única voltada exclusivamente à moda, com atuação focada na promoção da moda decolonial e ancestral, além de fortalecer a estética afro-indígena, identidade cultural e economia criativa.
Formação cultural e impacto social
A escola desenvolve uma proposta pedagógica centrada na ancestralidade afro-indígena, com foco em moda, arte, cultura e desenvolvimento econômico local, priorizando a formação de mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+. As atividades incluem formação técnica e criativa em design, costura e desenvolvimento de coleções autorais, alinhadas à identidade do Recôncavo Baiano.
O encontro permite que a Àbámodá compartilhe sua metodologia de ensino, além de fortalecer redes de colaboração entre escolas livres de todo o Brasil. A participação também representa um reconhecimento institucional das práticas e saberes desenvolvidos pela escola no território.
Novidades para o segundo semestre
Para o segundo semestre de 2025, a Àbámodá prepara o lançamento de sua primeira coleção de moda autoral, desenvolvida pelas alunas da turma atual. Além disso, está prevista a inauguração de uma loja colaborativa, que funcionará como espaço de comercialização das peças produzidas, contribuindo para a geração de renda e o fomento da economia criativa local.
Fortalecimento das escolas livres
O 1º Encontro Nacional da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura tem como objetivo fortalecer os espaços de formação cultural autônomos, promovendo o intercâmbio de experiências pedagógicas, além de discutir políticas públicas de incentivo à cultura e ações voltadas para sustentabilidade financeira e social dessas instituições.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




