Escola em Tempo Integral no Conjunto Penal de Feira de Santana oferece programa educacional para ressocialização de presos

Na quarta-feira (11/06/2025), o vereador Silvio Dias (PT) destacou na tribuna da Câmara Municipal o funcionamento da Escola em Tempo Integral no Conjunto Penal de Feira de Santana, iniciativa que visa à ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio da educação. O núcleo escolar está ativo dentro da unidade prisional e oferece diversas modalidades de ensino aos detentos.

Durante visita realizada no dia anterior (10/06/2025) ao presídio, o vereador observou o envolvimento de professores e profissionais dedicados ao programa. Segundo Silvio Dias, o projeto está em funcionamento desde o ano 2000 e atualmente atende cerca de 250 presos, oferecendo cursos de ensino profissionalizante, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparação para concursos públicos.

O vereador enfatizou que, embora as pessoas estejam cumprindo penas por decisões judiciais, a possibilidade de acesso à educação dentro do sistema prisional deve ser garantida para aqueles que buscam a reinserção social. Ele ressaltou a importância do projeto para promover um novo caminho aos internos.

Além da atuação da equipe escolar, Silvio Dias destacou o trabalho do diretor do Conjunto Penal, José Freitas Júnior, e da diretora da escola, Ana Verena Rodrigues Amorim, parabenizando-os pela gestão da iniciativa. O vereador também mencionou atividades complementares desenvolvidas no presídio, como a implantação de hortas e piscicultura, que oferecem ocupação produtiva aos detentos e são consideradas ações que respeitam os direitos humanos.

Essas atividades buscam ampliar as oportunidades de aprendizado e qualificação profissional, contribuindo para a redução da reincidência criminal e a preparação dos presos para a reintegração à sociedade.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



One response to “Escola em Tempo Integral no Conjunto Penal de Feira de Santana oferece programa educacional para ressocialização de presos”


Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading