Governador Jerônimo articula reabertura emergencial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha com Ministério dos Transportes e DNIT

Nesta quinta-feira (05/06/2025), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o senador Jaques Wagner e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir a reabertura parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101, em Itapebi, e a construção de uma nova ponte duplicada. O encontro foi realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.

A decisão conjunta prevê a liberação controlada da ponte existente a partir do dia 20 de junho, exclusivamente para veículos leves e transportes emergenciais, mediante sistema de Pare e Siga e com monitoramento técnico durante 15 dias. A medida visa minimizar os impactos no tráfego, especialmente com a aproximação das festividades juninas.

Liberação parcial prioriza segurança e mobilidade durante o São João

Durante o encontro, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que a medida está ancorada em estudos técnicos realizados por órgãos competentes, e visa garantir a segurança dos usuários.

A expectativa é garantir segurança para a população que vai usar a ponte e o desvio, principalmente no período junino, para que utilizem um trecho mais curto e com qualidade”, declarou o chefe do Executivo estadual.

O DNIT anunciou a realização de serviços imediatos de alívio de carga, como a retirada de parte do asfalto e limpeza do sistema de drenagem, permitindo a reabertura limitada da ponte. O ministro Renan Filho detalhou que, além de veículos leves, a liberação incluirá vans e microônibus, enquanto veículos pesados continuarão utilizando rotas alternativas, com liberação progressiva até o limite de 29 toneladas, conforme avaliação técnica.

Todas as medidas tomadas serão feitas com segurança completa e decisão técnica”, afirmou o ministro.

Nova ponte terá 510 metros e início das obras está previsto para julho

O Governo Federal também confirmou que o início das obras da nova ponte está previsto para o mês de julho, após a formalização da situação de emergência e contratação da empresa responsável pela execução do projeto. A nova estrutura terá cerca de 510 metros de extensão, será duplicada e construída ao lado da ponte atual, que será preservada.

O prazo estimado para a conclusão da nova travessia é de 10 a 12 meses, desde que não haja entraves burocráticos ou climáticos.

Contexto da interdição e atuação das forças de segurança

A interdição total da ponte ocorreu no dia 05/05/2025, quando o DNIT iniciou inspeções técnicas e ensaios estruturais. Desde então, o tráfego está suspenso e a Polícia Militar foi destacada para o local, atuando na segurança viária e orientação de motoristas quanto às rotas alternativas.

Rotas alternativas em operação

Para garantir o fluxo de veículos enquanto a ponte permanece parcialmente interditada, o DNIT e a Polícia Rodoviária Federal indicam as seguintes rotas alternativas:

Para ambos os sentidos da BR-101:

  • Acesse a BA-275 até Santa Maria Eterna, depois siga pela BA-658, BA-982 e BA-274, retornando à BR-101 no km 646.

Sentido Espírito Santo → Salvador:

  • No km 920 da BR-101, acesse a BR-418 em Posto da Mata (Nova Viçosa) e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).

Sentido Itabuna → Espírito Santo:

  • No km 506 da BR-101, acesse a BR-415 em Itabuna, siga até a BR-116, em Vitória da Conquista, e prossiga até o destino.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading