Governo Lula inicia novo lote da Transnordestina com R$ 1 bilhão do FDNE

Investimento reforça interligação Ferroviária Transnordestina entre o Piauí e o Porto do Pecém, com 75% da fase 1 já executada.

Terça-feira, 10/06/2025 — O Governo Federal deu início a mais uma etapa da construção da Ferrovia Transnordestina, com a assinatura da ordem de serviço do lote 8, contemplando investimento de R$ 1 bilhão proveniente do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O trecho compreende 46 quilômetros entre os municípios cearenses de Baturité, Quixadá, Itapiúna e Capistrano.

A medida marca novo avanço na fase 1 da ferrovia, que conectará o estado do Piauí ao Porto do Pecém, no Ceará. Restam apenas 97 km para a conclusão desta etapa. O lote recém-contratado prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com obras previstas para iniciar em até 45 dias.

Expansão da infraestrutura ferroviária no Nordeste

A assinatura do contrato ocorreu em cerimônia oficial em Baturité, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. O lote 8 integra o aditivo de R$ 3,6 bilhões autorizado para a Transnordestina no âmbito do FDNE, instrumento vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

“Essa é mais uma obra que estava parada e foi retomada pelo presidente Lula. Já iniciamos oito lotes da ferrovia, com mais de 3 mil trabalhadores envolvidos, e esse novo trecho deve gerar até mil empregos”, afirmou Waldez Góes.

Cinco lotes da ferrovia já estão em andamento (4, 5, 6, 7 e 11), abrangendo áreas centrais do Ceará e o acesso ao Porto do Pecém. Com a contratação do lote 8, os únicos trechos remanescentes da fase 1 são os lotes 9 e 10, totalizando 97 km. A previsão é que esses trechos sejam contratados ainda em 2025.

Avanço físico e perspectiva de operação

Até o momento, foram concluídos 676 km de trilhos. Outros 281 km estão em execução, incluindo os 235 km em obras e os 46 km do novo lote, representando cerca de 75% de avanço físico da fase 1, cuja conclusão está prevista para 2027.

A ferrovia deverá iniciar comissionamento em 2025, com transporte experimental de cargas agrícolas como soja, milho, farelo de soja e calcário entre o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí e o centro-sul do Ceará.

“Esse é o maior projeto de infraestrutura do Nordeste. Vamos concluí-lo. Essa é a determinação do presidente Lula”, declarou o ministro Renan Filho.

Financiamento via Finor e novo PAC

Durante entrevista ao programa Bom dia, Ministro, Waldez Góes destacou que o financiamento da Transnordestina está sendo viabilizado por articulações com o Congresso Nacional. O leilão das cotas escriturais do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) arrecadou R$ 800 milhões, valor que deverá ser destinado à ferrovia após aprovação de projeto de lei pelo Legislativo.

“A expectativa é que até julho façamos um evento para liberar esse investimento”, afirmou o ministro.

Ramal pernambucano será retomado com recursos do Novo PAC

O ramal da Transnordestina em Pernambuco, que liga Salgueiro ao Porto de Suape, está incluído no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O trecho possui 544 km e havia sido retirado da responsabilidade da Transnordestina Logística S.A. (TLSA) em 2022. Agora, será retomado por meio de licitações previstas para o segundo semestre de 2025.

O orçamento para os lotes SPS 04 (Custódia–Arcoverde, 73 km) e SPS 07 (Cachoeirinha–Belém de Maria, 53 km) é de R$ 450 milhões.


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