Uma pesquisa do instituto Datafolha revela que 58% dos brasileiros afirmam sentir vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 30% declaram sentir orgulho. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com 2.004 pessoas em 136 municípios, entre os dias 10 e 11 de junho de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento, publicado pela Folha de S.Paulo, evidencia que a percepção sobre o STF varia significativamente conforme o posicionamento político dos entrevistados. Entre os eleitores que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% disseram ter vergonha do Supremo, enquanto 12% expressaram orgulho. Já entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 52% afirmaram ter orgulho dos ministros do STF, e 36% relataram vergonha.
Entre os que declararam preferência partidária, 91% dos eleitores do PL se disseram envergonhados com o STF, e apenas 5% relataram orgulho. No grupo alinhado ao PT, 53% afirmaram sentir orgulho, enquanto 36% declararam vergonha.
A pesquisa também investigou a percepção sobre outras instituições da democracia brasileira. O índice de vergonha mais alto foi registrado entre os senadores (59%), seguido por deputados federais (58%), vereadores (47%), governadores (39%), Forças Armadas (36%) e prefeitos (30%).
A divulgação dos dados ocorre em um momento de forte polarização política no país, com repercussões diretas sobre a imagem de instituições centrais como o STF, frequentemente citado em manifestações políticas e alvo de críticas por decisões em processos de grande repercussão nacional.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




