Na manhã desta terça-feira (10/06/2025), o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – Regional Sul (Gaeco Sul), e a Polícia Federal deflagraram a “Operação Desvio Bélico”. O alvo da operação é um homem com registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), acusado de vender um fuzil de forma irregular a um suposto líder de organização criminosa que atua em Porto Seguro (BA) e região.
Mandados de busca foram cumpridos em São Paulo
A operação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro, nas cidades de Praia Grande e Jarinu, ambas localizadas no estado de São Paulo.
O objetivo é coletar novos elementos de prova que possam aprofundar as investigações quanto à conduta do investigado, que teria desviado armamento obtido legalmente para uso do crime organizado.
O fuzil mencionado na apuração foi apreendido em 3 de dezembro de 2024, em Porto Seguro, durante outra fase das investigações.
Venda de arma pode configurar crime com pena superior a 12 anos
O nome “Desvio Bélico” foi atribuído à operação em razão da prática recorrente de aquisição legal e revenda irregular de armamentos por parte do investigado. Segundo o MPBA, o homem teria violado normas legais e regulamentares, infringindo dispositivos previstos no Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).
Se comprovada a prática criminosa, as penas atribuídas aos envolvidos podem ultrapassar 12 anos de reclusão, somando os delitos relacionados à venda ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa armada e outros possíveis crimes conexos.
Investigação apura participação de outros envolvidos
A operação também visa identificar outras pessoas possivelmente envolvidas no esquema, o que inclui investigar conexões com grupos armados e o caminho de circulação das armas. A Polícia Federal informou que a análise do material apreendido poderá apontar a existência de uma rede estruturada de tráfico de armamentos, com ramificações.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




