ONU homenageia 168 funcionários mortos em serviço, o maior número da história da organização

Na manhã desta quinta-feira (05/06/2025), o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou homenagem aos 168 funcionários da instituição mortos em 2024 no cumprimento do dever. Segundo o líder da organização, trata-se do maior número de vítimas fatais entre o corpo funcional da ONU em toda sua história.

Durante a cerimônia oficial, Guterres destacou que 126 das 168 mortes ocorreram em Gaza, das quais 125 eram integrantes da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Ele classificou a tragédia como “sem precedentes” e afirmou que mais de 1 em cada 50 membros da equipe da UNRWA em Gaza perdeu a vida no conflito.

Reconhecimento ao trabalho humanitário

Guterres ressaltou que os colegas homenageados não são apenas nomes em uma lista, mas sim indivíduos movidos por ideais de paz, justiça e dignidade humana. Muitos morreram entregando ajuda humanitária, protegendo civis ou ao lado de suas famílias, em meio a conflitos armados e desastres.

“O sacrifício de todos os 168 colegas que perderam suas vidas — sejam humanitários, profissionais de manutenção da paz ou mediadores — é uma tragédia, mas também um lembrete da responsabilidade de cada funcionário da ONU”, declarou o secretário-geral.

Gaza: epicentro da tragédia

A ofensiva militar em Gaza em 2024 resultou em um número excepcional de mortes entre os trabalhadores da ONU. A situação na região, segundo Guterres, foi o principal fator responsável pela elevação dos índices de mortalidade entre os funcionários da organização.

Além das mortes em Gaza, o restante das vítimas inclui servidores envolvidos em operações de paz, missões diplomáticas, ações de mediação de conflitos e trabalhos humanitários em outras zonas de risco ao redor do mundo.

Apelo contra a impunidade

Guterres fez um apelo enfático à comunidade internacional para que não se normalize o assassinato de trabalhadores humanitários, jornalistas, profissionais de saúde ou civis.

“Não vamos aceitar que a morte de trabalhadores humanitários se torne o novo normal — em lugar nenhum e sob nenhuma circunstância. Não pode haver espaço para a impunidade”, afirmou.

O secretário-geral pediu que os Estados-membros reafirmem o compromisso com os valores do multilateralismo, diante dos desafios contemporâneos à cooperação internacional.

Compromisso com os princípios da ONU

Encerrando sua mensagem, Guterres reiterou o compromisso com os princípios fundadores das Nações Unidas. Reconheceu que, apesar das pressões financeiras e críticas ao multilateralismo, a dedicação dos servidores da ONU permanece firme.

“Não vamos vacilar em nossos princípios. Não vamos abandonar nossos valores. E nunca, jamais, desistiremos.”


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading