Os portos organizados da região Nordeste, incluindo os portos da Bahia, movimentaram 7,5 milhões de toneladas de cargas em abril de 2025, registrando um aumento de 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Soja lidera movimentações e consolida papel do Porto de Itaqui
Entre os produtos mais movimentados, a soja foi o principal destaque, com 2 milhões de toneladas escoadas no mês, representando um crescimento de 15,4% em comparação com abril de 2024. Toda essa carga foi movimentada pelo Porto de Itaqui, no Maranhão, que se mantém como principal terminal para exportação de grãos do Nordeste e Centro-Oeste.
O Porto de Itaqui movimentou, ao todo, 3,3 milhões de toneladas em abril, com aumento de 12,4% frente ao mesmo período do ano anterior. Em seguida no ranking regional, o Porto de Suape, em Pernambuco, movimentou 1,8 milhão de toneladas, o que representa quase a metade do volume registrado por Itaqui.
Portos da Bahia têm participação estratégica no escoamento regional
Os portos baianos, especialmente Salvador e Aratu-Candeias, exerceram papel relevante na infraestrutura portuária do Nordeste, integrando cadeias logísticas de produtos como combustíveis, químicos, fertilizantes e contêineres. Embora não tenham apresentado os maiores índices de crescimento, os terminais da Bahia sustentam a movimentação industrial e agrícola do estado e de áreas vizinhas.
A Secretaria Nacional de Portos, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos, atribui os resultados a políticas de investimento e modernização. Para o secretário Alex Ávila, os números refletem a retomada da atividade econômica com base no fortalecimento da infraestrutura logística.
“O crescimento observado na movimentação de produtos nos principais terminais portuários do Nordeste aponta que o planejamento do Governo Federal para a retomada do modal e da economia do país tem sido bem executado”, declarou Ávila.
Contêineres e fertilizantes crescem em movimentação
A movimentação de contêineres nos portos nordestinos apresentou crescimento de 9,2%, somando 1,1 milhão de toneladas. Já os fertilizantes, insumo crucial para o agronegócio, registraram 600 mil toneladas movimentadas, com aumento de 39,2% em relação a abril de 2024.
Esse avanço tem impacto direto em polos agroindustriais da Bahia, Maranhão e Piauí, que dependem da logística portuária para viabilizar o fornecimento de insumos e o escoamento da produção.
Porto de Areia Branca lidera em crescimento percentual
O Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, teve o maior crescimento percentual da região. Em abril, foram movimentadas 436 mil toneladas, alta de 82,3% em relação a abril do ano anterior. O destaque foi a carga de sal, que chegou a 376 mil toneladas, com incremento de 56,9%.
Areia Branca é o principal terminal de escoamento da produção salineira do estado, que representa 95% da produção nacional de sal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




