O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta terça-feira (10/06/2025) que o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) está comprometido com uma visão de desenvolvimento estruturante para o estado, enquanto a oposição, liderada por ACM Neto (União Brasil), manteria, segundo ele, uma perspectiva limitada e desatualizada de gestão pública.
Governo do Estado anuncia novos projetos de mobilidade
Na avaliação de Éden, os recentes anúncios de infraestrutura urbana e logística, como a expansão do metrô até o Campo Grande, a confirmação da Ponte Salvador-Itaparica, os projetos do VLT do Subúrbio e da nova rodoviária da capital, simbolizam a diferença de escala entre as gestões.
“Há uma Bahia e uma Salvador antes e depois do PT. Um projeto que pensa grande e traz grandes investimentos, outra que só faz festa e pensa pequeno“, declarou Valadares, referindo-se indiretamente à gestão de ACM Neto na Prefeitura de Salvador.
Críticas ao comportamento da oposição
Segundo o dirigente petista, o volume de entregas do governo estadual estaria provocando reações negativas da oposição, que, segundo ele, “torce contra a Bahia”. Ele citou como exemplo as críticas feitas por opositores à FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e ao Porto Sul, dois projetos federais com impacto direto na economia baiana.
“Eles pensam pequeno quando falam mal da FIOL ou do Porto Sul, e torcem contra quando não reconhecem que Jerônimo combate as facções e evita que a Bahia vire o Rio de Janeiro, com firmeza, mas inteligência e respeito às comunidades“, afirmou.
Defesa dos direitos sociais e investimentos humanos
Valadares também destacou que o governo atual tem priorizado um modelo de gestão voltado para as necessidades básicas da população, especialmente nas áreas de fome, saúde, educação e segurança pública, respeitando os princípios de direitos humanos.
“O que eles rotulam genericamente de Direitos Humanos, falando mal, trata-se da vida das pessoas — e isso Jerônimo cuida“, pontuou.
Comparativo entre gestões
Na parte final de sua declaração, o presidente estadual do PT fez um comparativo direto entre os governos liderados por partidos de esquerda e os anteriores, ligados ao carlismo e seus herdeiros políticos.
“Tem a Bahia do carlismo que só tinha uma universidade federal, e a do PT com cinco, indo para seis. Uma Bahia com apenas uma escola técnica, e a Bahia do PT com mais de 40 escolas“, afirmou, ressaltando o avanço educacional promovido nas últimas décadas.
Para Valadares, o ex-prefeito ACM Neto ainda representa um modelo de administração voltado a ações superficiais.
“ACM Neto, que por tradição do grupo e pela gestão que fez, cuidando de festa e meio-fio, pensa pequeno. Jerônimo pensa a Bahia do século XXI”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




