A 1ª Semana Oceânica da Bahia teve início nesta segunda-feira (02/06/2025), no auditório da Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA). A iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR reúne representantes dos setores público, privado, acadêmico e social com foco na gestão sustentável da Baía de Todos os Santos (BTS). O evento acontece até sexta-feira (06/06/2025) com atividades em Salvador, Ilha de Maré, Vera Cruz e Itaparica.
A abertura contou com a roda de conversa “A Importância Ecológica e Econômica da Baía de Todos os Santos e sua Gestão”, com a participação de Antônio Gobbo, diretor-presidente da CODEBA, Luana Pimentel, diretora de ESG da 2tree Ambiental, André Fraga, vereador, Samir Abdalla, coordenador de sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia (ACB), e Zé Pescador, diretor de projetos da PRÓ-MAR.
Segundo Zé Pescador, a proposta é promover o diálogo entre diferentes setores para alinhar soluções para a gestão dos conflitos socioambientais na Baía de Todos os Santos.
“Este primeiro dia proporcionou uma troca entre setores públicos, privados e comunidades, pensando estratégias para a conservação e uso sustentável da BTS, declarou.
O diretor-presidente da CODEBA, Antônio Gobbo, destacou o papel da Autoridade Portuária na realização do evento.
“É fundamental que a sociedade compreenda a importância da saúde da Baía de Todos os Santos para toda a cadeia produtiva ligada à economia do mar. Manter esse ecossistema saudável beneficia tanto as comunidades tradicionais quanto os setores econômicos que dependem da BTS”, afirmou.
Luana Pimentel, diretora da 2tree Ambiental, reforçou o valor dos serviços ecossistêmicos na economia azul.
“Nosso objetivo é mostrar como os serviços ambientais da Baía podem ser monetizados, gerando valor econômico, preservando os ecossistemas e envolvendo as comunidades tradicionais. A integração entre os setores é essencial para a gestão costeira eficiente, disse.
Para Samir Abdalla, é necessário fortalecer políticas públicas voltadas às comunidades costeiras.
“A gestão da BTS precisa incluir pescadores, marisqueiras, ribeirinhos e empresários, criando soluções que reduzam os impactos negativos e melhorem a qualidade de vida das comunidades, destacou.
O vereador André Fraga ressaltou o desafio da integração dos diferentes atores sociais.
“O maior desafio é alinhar as ações do setor público, privado, academia e sociedade civil em prol da preservação dos recursos naturais. As soluções devem ser implementadas independentemente de interesses partidários, afirmou.
Durante sua apresentação, Zé Pescador destacou um projeto de restauração dos recifes da BTS, utilizando o Coral Sol, espécie bioinvasora, como substrato para cultivo de Millepora alcicornis (Coral de Fogo).
“Hoje monitoramos cerca de quatro mil colônias na Baía, cultivadas em parceria com a Petrobras, Braskem e pesquisadores da UFBA, utilizando esqueletos de Coral Sol para formar berçários de corais nativos, explicou.
A liderança comunitária Claudiane Santos, da Ilha de Maré, avaliou positivamente o primeiro dia do evento.
“Foi importante compreender como cada um pode participar dos processos de restauração ambiental da BTS, fortalecendo a atuação das comunidades tradicionais, afirmou.
Programação
Na terça-feira (03/06/2025), o evento acontece na Ilha de Maré, das 8h às 12h, com a roda de conversa “Mar Vivo, Comunidade Forte: Como Podemos Agir Pela Conservação Marinha?”, reunindo lideranças femininas como Alessandra Silva, do Instituto de Pesca Artesanal (IPA), Talita Maciel, do Projeto Corais de Maré, e Luana Brasil, da Associação Quilombo Porto dos Cavalos.
Na quarta-feira (04/06/2025), ocorre o Momento Universidade, no auditório Milton Santos, no Instituto de Geociências (IGEO/UFBA), das 9h às 12h, com ciclo de palestras sobre “Desafios e Avanços na Conservação dos Ecossistemas Marinhos da BTS”, com participação de pesquisadores do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/UFBA).
Na quinta-feira (05/06/2025), Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação acontece na sede da ONG PRÓ-MAR, em Mar Grande, Itaparica, das 8h às 16h, com o Momento Mão na Massa. As atividades incluem visitação aos berçários de corais, oficinas de produção de sementeiras, inauguração do Memorial do Mar e limpeza de praias.
O encerramento ocorre na sexta-feira (06/06/2025), no auditório da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com uma ação educativa voltada para jovens, incluindo um aulão sobre conservação marinha e exibição do filme “Procurando Nemo”.
A Semana Oceânica da Bahia conta com patrocínio da Acelen e CS Porto, além do apoio institucional da Embasa, CODEBA e Fundação Baía Viva. O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 8, 9, 10, 12, 13, 14, 15 e 17.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




