A primeira etapa da reforma da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Feira de Santana, antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi finalizada. Os serviços nesta fase envolveram ampliação, modernização e finalização de pintura e limpeza dos ambientes do setor administrativo da unidade.
A intervenção inclui melhorias em áreas essenciais como a sala de vacinação, recepção, sala técnica, que abriga biólogos e veterinários, além da sala de gerência e do refeitório. A reforma integra o cronograma da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com foco na qualificação dos serviços voltados à saúde pública e controle de zoonoses.
Durante visita técnica realizada na tarde da quinta-feira (05/06/2025), o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, inspecionou o local ao lado do vereador Pedro Américo, do diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, e da chefe do Controle Epidemiológico da SMS, Verena Leal.
Segundo Rodrigo Matos, a obra foi considerada prioritária no orçamento municipal, com base na determinação do prefeito e nas demandas apontadas pela equipe técnica. O secretário destacou o papel estratégico da unidade no enfrentamento das doenças zoonóticas, que representam riscos tanto para a população humana quanto para os animais.
A Unidade de Vigilância de Zoonoses foi inaugurada em 16 de dezembro de 2005 e, desde então, esta é a primeira grande intervenção estrutural no equipamento. A unidade atua com foco na prevenção e controle de enfermidades como raiva, leishmaniose, leptospirose e outras zoonoses que impactam a saúde coletiva.
As próximas etapas da reforma deverão contemplar outros setores da unidade, com o objetivo de fortalecer as ações de vigilância epidemiológica e ambiental, além de garantir melhores condições de trabalho às equipes técnicas envolvidas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




