3° Sargento Gladys é homenageada com o Prêmio Maria Felipa na Câmara Municipal de Salvador

A 3° Sargento Gladys Melo Nunes, da Companhia de Comando da 6ª Região Militar, foi agraciada na sexta-feira (25/07/2025) com o 16° Prêmio Maria Felipa, concedido pela Câmara Municipal de Salvador. A honraria reconhece mulheres negras que se destacam em suas áreas profissionais e sociais, e integra as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, também instituído como Dia Municipal da Mulher Negra na capital baiana.

A cerimônia foi realizada na sede do Legislativo soteropolitano e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes de movimentos sociais e homenageadas de diversos setores. A premiação é uma iniciativa do mandato da vereadora Ireuda Silva (Republicanos) e faz alusão à histórica figura de Maria Felipa de Oliveira, símbolo da resistência popular durante o processo de Independência da Bahia, em 1823.

Reconhecimento institucional e histórico

Durante o discurso de agradecimento, a 3° Sargento Gladys destacou o apoio de sua família, colegas e da corporação militar, além de expressar gratidão à vereadora Ireuda e à Câmara Municipal pela valorização das mulheres negras. “É uma honra receber o Prêmio Maria Felipa – símbolo de determinação e coragem – e eu o carregarei com gratidão e respeito”, afirmou a militar.

O nome de Gladys foi indicado pelo Comando da 6ª Região Militar, em reconhecimento à sua atuação no campo da memória institucional e preservação histórica. Ela atua como mediadora de conteúdos temáticos do Espaço Cultural Marechal Cantuária, além de ser responsável pela gestão do patrimônio mobiliário e do acervo material e imaterial da 6ª RM.

Atuação pedagógica e preservação da memória

A homenageada se dedica à mediação de conteúdos sobre a história da Independência da Bahia e da trajetória da 6ª RM, transmitindo informações históricas de forma acessível a públicos diversos, incluindo estudantes da rede pública e autoridades civis e militares. Sua atuação tem sido destacada pelo engajamento com os valores institucionais do Exército Brasileiro e pela capacidade de comunicação intergeracional.

No contexto do Espaço Cultural Marechal Cantuária, a sargento promove a valorização de personagens históricos da luta pela independência, especialmente figuras femininas como Maria Felipa, cuja memória vem sendo resgatada como símbolo de resistência negra e popular.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading