Nesta quarta-feira (03/07/2025), o balanço do primeiro semestre revela que a agricultura familiar na Bahia avançou com ações coordenadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada ao Governo do Estado. As iniciativas promoveram inclusão produtiva, geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável em diversos territórios, especialmente nas regiões do Semiárido e da Mata Atlântica.
Estruturação de mercados e agroindústrias impulsiona a economia local
Entre as medidas executadas, a entrega de mercados municipais construídos ou requalificados teve impacto direto na economia de diversos municípios, fortalecendo o comércio local, o convívio social e as trocas culturais entre agricultores, feirantes e consumidores.
No campo da agroindustrialização, mais de 400 unidades foram implantadas ou requalificadas, produzindo atualmente cerca de 6 mil itens alimentícios — como doces, iogurtes, chocolates e farinhas. Para garantir eficiência na produção e gestão, a CAR contratou 480 profissionais especializados, entre agentes de negócios, de produção e gestão administrativa.
Parceria com os Correios e logística avançada ampliam comercialização
Uma parceria estratégica entre a CAR, a Unicafes Bahia e os Correios está promovendo modernização logística no escoamento da produção agrícola. O modelo adotado prevê coletas programadas, envio de amostras para feiras, entregas personalizadas e atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A solução logística atinge todo o território nacional com mais agilidade, segurança e eficiência.
Com esse suporte, o Mercado Virtual da Agricultura Familiar (Mercaf), acessível pelo site www.mercaf.com.br, será beneficiado com entregas em até 24 horas na capital e região metropolitana, com customização dos pedidos e separação direta por cooperativa.
“A Bahia é hoje referência nacional em agricultura familiar porque atua com estratégia e sensibilidade, promovendo dignidade e dinamizando a economia rural. E a CAR tem um papel central nesse processo”, afirmou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia.
Ações sociais fortalecem segurança alimentar e enfrentamento à estiagem
Cozinhas comunitárias e combate à fome
No combate à fome, foram estruturadas 100 cozinhas comunitárias nos 14 maiores municípios da Bahia, que distribuíram mais de 1,5 milhão de refeições no semestre. A medida integra o programa Comida no Prato 2, que prevê investimento de R$ 38 milhões para a implantação de mais 100 unidades em outras regiões do estado.
Apoio emergencial no Semiárido
Em resposta à estiagem prolongada, mais de 33 mil famílias foram beneficiadas até junho de 2025 com ações emergenciais. Dentre as medidas adotadas, destacam-se:
-
Distribuição de 150 mil sacas de milho, de um total de 250 mil previstas, para alimentação de rebanhos;
-
Instalação de tanques-pipa e equipamentos hídricos;
-
Implantação de tecnologias sociais adaptadas ao Semiárido, como cisternas calçadão e barreiros trincheira.
Fomento à produção e habitação rural
A distribuição de kits produtivos, insumos e maquinários fortaleceu diversos sistemas produtivos familiares, como leite, mel, mandioca, horticultura e avicultura caipira. Em paralelo, o programa Viver no Campo – Minha Casa Minha Vida Rural retomou obras e iniciou novas construções, priorizando quilombolas, indígenas e assentamentos rurais.
Projetos estruturantes ampliam sustentabilidade e inclusão
Sertão Vivo e Parceiros da Mata
Dois programas estruturantes marcaram o período:
-
Sertão Vivo: promove resiliência climática e adaptação às mudanças ambientais no Semiárido;
-
Parceiros da Mata: atua na inclusão socioprodutiva e na preservação ambiental da Mata Atlântica.
Com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão, os projetos impactarão mais de 600 mil pessoas, ao unir produção rural, sustentabilidade e proteção ambiental.
Presença em feiras amplia visibilidade nacional
A CAR apoiou a participação de cooperativas e associações em eventos nacionais como Naturaltech (São Paulo), Bahia Origem Week (Brasília) e Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães). Nestes espaços, foram lançados produtos com identidade territorial e valor agregado, como:
-
Suco de uva de Sobradinho
-
Cajuína do Nordeste
-
Doces do Semiárido
-
Chocolates da Bahia Cacau
A presença nesses eventos reforça a inserção competitiva da agricultura familiar baiana no mercado nacional, valorizando práticas sustentáveis e cadeias produtivas solidárias.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




