A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu na tarde de segunda-feira (28/07/2025) o Relatório e Proposta de Parecer Prévio referente às contas do governador Jerônimo Rodrigues, relativas ao exercício financeiro de 2024. O material foi entregue pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), com parecer unânime pela aprovação.
O documento, além de cumprir seu papel técnico, incluiu uma homenagem aos 125 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira, tio-avô da atual presidente da ALBA. O relatório destaca a atuação do intelectual na reforma dos sistemas de ensino da Bahia e do Rio de Janeiro, sua defesa pela educação pública, laica e democrática, e sua contribuição para o modelo de ensino em tempo integral.
A entrega foi feita pelo presidente do TCE-BA, Marcus Presídio, acompanhado do vice-presidente Gildásio Penedo e do corregedor Inaldo da Paixão Araújo. Em sua fala, Ivana Bastos destacou o significado pessoal e institucional da homenagem. Segundo a deputada, a memória e o legado de Anísio Teixeira continuam a influenciar políticas públicas voltadas à educação de qualidade e acessível.
O relatório também menciona que os princípios defendidos por Anísio Teixeira seguem sendo fonte de referência para o trabalho técnico e pedagógico do Tribunal de Contas do Estado, principalmente no que se refere ao acompanhamento das políticas públicas de educação.
Anísio Teixeira nasceu em Caetité, em 12 de junho de 1900, e faleceu em 1971, no Rio de Janeiro. Foi um dos principais nomes da educação brasileira no século XX, criador da Escola Parque na Bahia e cofundador da Universidade do Distrito Federal, no então Rio de Janeiro, além de ter influenciado o projeto dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no estado do Rio de Janeiro.










Deixe um comentário