O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) criticou, em Juazeiro (BA), a exclusão de áreas do Vale do Salitre do projeto de irrigação do Canal do Sertão Baiano. A obra, avaliada em R$ 6,5 bilhões, é considerada estratégica para o abastecimento hídrico do semiárido. Segundo Ramos, a retirada das etapas 2, 4 e 5 do plano original compromete diretamente a região, que seria o ponto de entrada da água do Rio São Francisco.
Ramos destacou que a população local estaria sendo impactada negativamente com a mudança.
“O Salitre foi ignorado no novo projeto, mesmo sendo a base estrutural de onde parte o canal”, afirmou.
Durante a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Juazeiro, lideranças políticas e empresariais questionaram o governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre as alterações. Jerônimo teria declarado que desconhecia a exclusão das etapas e prometeu analisar a situação.
O deputado também criticou a gestão estadual pela falta de articulação.
“É inaceitável que o governador da Bahia não soubesse da retirada de três das cinco etapas previstas para o Salitre”, disse.
Segundo Ramos, a expansão do número de municípios beneficiados, que passou de 44 para 47, ocorreu às custas de cortes na área irrigável da região.
O ex-superintendente regional da Codevasf, Miled Cussa Filho, confirmou que houve mudanças na abrangência do canal. Para Ramos, a prioridade deve ser o fortalecimento da infraestrutura de captação no São Francisco e o aumento do volume de água destinado à irrigação, para garantir atendimento equilibrado aos municípios.
“Não podemos aceitar que uma obra dessa magnitude vire moeda de troca política. O Canal do Sertão é um projeto de redenção do semiárido, não pode ser fatiado conforme conveniências”, concluiu o parlamentar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




