Lauro de Freitas (BA), sábado (05/07/2025) — A Direcional Engenharia, uma das maiores incorporadoras do país, anunciou a aquisição do terreno onde funcionava o antigo Centro de Treinamento (CT) do Esporte Clube Bahia, conhecido como Fazendão, localizado em Itinga, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). O espaço, que por quatro décadas foi referência no futebol baiano, dará lugar a um novo empreendimento habitacional vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Desde 2021, a Direcional atua no estado com foco na habitação de interesse social, tendo viabilizado o acesso à moradia para mais de mil famílias baianas. A empresa já entregou dois empreendimentos e possui três outros em construção na capital e em cidades da RMS.
A aquisição do terreno do Fazendão, situado em área de fácil acesso e com proximidade a escolas, hospitais e centros comerciais, integra a estratégia de ampliação da incorporadora na Bahia. O novo projeto, segundo a companhia, será voltado para famílias enquadradas nas faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida, com condições facilitadas de financiamento e subsídios.
Local histórico será transformado em espaço residencial
Durante 40 anos, o Fazendão foi sede dos treinamentos e atividades administrativas do Esporte Clube Bahia. O encerramento das atividades esportivas no local abriu espaço para novas possibilidades de uso da área, agora redirecionada ao setor habitacional.
De acordo com Rodrigo Raynal, superintendente de Incorporação da Direcional na Bahia, a aquisição do terreno representa uma nova etapa para a empresa no estado:
“A Direcional acredita no potencial do mercado baiano e em um terreno tão bem localizado como o Fazendão, que reforça esse compromisso. Esse local agora será sinônimo de lar para muitas famílias. Já são cinco empreendimentos lançados na Bahia, e estamos felizes em contribuir ainda mais com a realização do sonho da casa própria”, afirmou.
Histórico da empresa e credibilidade no setor
Com mais de 40 anos de atuação no mercado nacional, a Direcional está presente em oito estados e no Distrito Federal. A companhia acumula a marca de 220 mil unidades habitacionais entregues e/ou incorporadas no país. Seus empreendimentos se concentram em habitação popular e projetos de médio padrão, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e eficiência construtiva.
A empresa é listada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e detém desde 2021 o rating AAA da S&P Global, a mais alta classificação de risco concedida no Brasil, reafirmada em abril de 2025. Tal reconhecimento atesta a solidez financeira e a governança corporativa da companhia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




