Na segunda-feira (14/07/2025), foi aberta a 4ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Feira de Santana, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que destacou a importância do engajamento dos participantes na formulação de propostas que contribuam para a construção de políticas públicas voltadas à equidade racial. O evento ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Educação e será encerrado na terça-feira (15).
Com o tema “Igualdade, Democracia, Reparação e Justiça Racial”, a conferência tem como objetivos principais debater políticas públicas de igualdade racial, fortalecer o movimento negro e a luta antirracista, além de eleger os delegados que representarão o município na etapa estadual do evento. Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar das atividades, que incluem palestras, debates e plenárias.
Durante a abertura, o prefeito destacou que o município irá se empenhar para que as metas definidas no encontro sejam concretizadas.
“Este é um momento de falar e de ouvir. De construir caminhos de direitos e de igualdade”, afirmou.
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Neinha Bastos, ressaltou que a conferência é um espaço essencial para fortalecer os direitos e ampliar o diálogo sobre igualdade racial.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Aristides Maltez, reforçou que o evento representa uma oportunidade para discutir desigualdades e propor avanços concretos.
“É um evento para que todos olhem de frente as desigualdades”, declarou.
Na programação da segunda-feira, foram realizadas palestras com Ricardo Amorim e as professoras Sandra Nívea e Uiara Lopes, que abordaram temas ligados à justiça racial, reparação histórica e participação política da população negra.
Nesta terça-feira (15/07/2025), estão programados os debates em grupo, a plenária final para leitura e aprovação das propostas, a eleição dos delegados e a definição das prioridades a serem levadas à etapa estadual da conferência.
Participaram da abertura os secretários municipais Pablo Roberto (Educação), Joilton Freitas (Administração), Sandra Peggy, o chefe de Gabinete Neto Bahia, e o procurador-geral do município, Guga Leal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




