Na quarta-feira (09/07/2025), o governador Jerônimo Rodrigues participou de uma reunião institucional no Ministério dos Transportes, em Brasília, com o ministro Renan Filho, parlamentares da bancada federal da Bahia, técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e representantes da Infra S.A.. O encontro teve como foco a concessão e modernização da Rota 2 de Julho e da BR-116, no trecho entre Feira de Santana (BA) e Salgueiro (PE).
A agenda teve como finalidade a apresentação dos estudos técnicos preliminares de viabilidade e modelagem do projeto, que prevê a concessão de mais de 500 km de rodovia federal, com impacto direto na infraestrutura logística e econômica da Bahia. Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da cooperação entre União, Estado e bancada parlamentar para assegurar obras que reflitam as reais demandas da população baiana.
“A integração entre o Governo Federal, a bancada da Bahia e o Estado é fundamental para garantir obras com qualidade, eficiência e impacto real na vida das pessoas”, declarou o governador. Ele enfatizou a necessidade de planejamento técnico e diálogo institucional para o sucesso da futura concessão.
Participação técnica e política
Além do ministro Renan Filho, estiveram presentes técnicos da Infra S.A., da ANTT, senadores e deputados federais da Bahia. O Governo da Bahia foi representado ainda pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, pelo superintendente de Infraestrutura de Transporte, Saulo Pontes, e por Elisabete Costa, coordenadora do escritório do Governo da Bahia em Brasília.
A proposta discutida contempla duplicação de trechos estratégicos, implantação de melhorias na segurança viária, requalificação de entroncamentos rodoviários e a geração de empregos diretos e indiretos ao longo da BR-116, um dos corredores logísticos mais importantes do Nordeste.
Próximas etapas: concessão e investimentos
Com os estudos técnicos em fase avançada, o projeto seguirá para a etapa de consolidação da modelagem econômico-financeira, sob responsabilidade da Infra S.A. e da ANTT. Após essa fase, será encaminhado para consulta pública e posterior licitação, conforme os trâmites legais do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.
A expectativa é de que a concessão assegure recursos para intervenções de médio e longo prazo, promovendo integração regional, escoamento da produção agrícola e industrial, além da redução de custos logísticos e do tempo de deslocamento entre estados do Nordeste.
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