O Governo da Bahia iniciou nesta semana, em Jequié, a implantação do projeto Coletivo Bahia pela Paz, que atua na promoção da cidadania, garantia de direitos e prevenção da violência entre adolescentes e jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade. A cidade é a segunda do interior do estado a receber o programa, que já foi implantado em Feira de Santana e integra a política pública da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
As ações do Coletivo em Jequié seguem até esta sexta-feira (04/07/2025) com o mapeamento territorial no bairro que receberá o projeto. A atividade envolve entrevistas com moradores, visitas a equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde, centros de assistência social e projetos sociais, além da identificação de lideranças comunitárias e análise de indicadores sociais. O objetivo é criar um diagnóstico que oriente a implantação de serviços comunitários e ações educativas, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
A coordenação do projeto destaca que o Coletivo é a porta de entrada do Programa Bahia pela Paz e que a atuação será articulada com políticas públicas de saúde, educação, assistência social e segurança. Em Jequié, a equipe também se reuniu com o comando local da Polícia Militar e visitou projetos como o Neojiba e escolas estaduais, incluindo o Colégio Estadual Dr. Milton Santos, localizado na comunidade quilombola do Barro Preto.
Segundo Frank Ribeiro, coordenador geral dos Coletivos Bahia pela Paz em Feira de Santana e Interiorização, a iniciativa proporciona escuta qualificada, orientação e acolhimento psicossocial para jovens e suas famílias, além de atividades de formação e engajamento comunitário. A coordenadora pedagógica Jaqueline Santos reforçou que o levantamento de dados é essencial para a definição das estratégias de atuação local.
O projeto, que busca prevenir a violência por meio da inclusão social, integra uma nova abordagem das políticas públicas de segurança, priorizando a justiça social e a cultura de paz. Os Coletivos Bahia pela Paz já estão em operação nos bairros da Mangabeira e Conceição, em Feira de Santana, e em Águas Claras, Liberdade, São Caetano e Paripe, em Salvador.
A implantação em Jequié faz parte do grupo II da estratégia de interiorização, que também contempla os municípios de Santo Antônio de Jesus e Valença. No total, o governo estadual pretende instalar 24 Coletivos nas regiões de Salvador, Região Metropolitana e interior da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




