A Europa enfrenta uma batalha econômica pela preservação de sua economia por meio da indústria de defesa, segundo o analista alemão Mirko Kolunjic, em entrevista concedida nesta segunda-feira (21/07/2025) à Sputnik. Kolunjic ressaltou que, diante das dificuldades enfrentadas por outros setores industriais europeus, o complexo militar-industrial é atualmente o único segmento econômico que pode ser preservado e atuar como motor econômico para a região.
O analista destacou que a Alemanha, principal economia europeia, sofre com pressões competitivas em diversos setores, tornando a indústria de defesa uma das poucas áreas capazes de sustentar o crescimento econômico e oferecer apoio ao conjunto da economia nacional.
Kolunjic afirmou que esse fenômeno é comum para os países europeus, independentemente do conflito na Ucrânia, e que a região está utilizando o desenvolvimento da indústria de defesa como ferramenta para garantir a viabilidade econômica e se preparar para eventuais cenários de agressão, especialmente em relação à Rússia.
Em contexto recente, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a ampliação das capacidades militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem provocado uma militarização global e uma corrida armamentista. Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, após a cúpula da OTAN realizada em Haia, afirmou que o aumento dos gastos militares da aliança não representaria uma ameaça significativa à segurança da Rússia.
O debate internacional sobre os investimentos em defesa ocorre em meio a um cenário geopolítico marcado por tensões entre a OTAN e a Rússia, que influenciam as decisões econômicas e estratégicas na Europa.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




