Julho Amarelo: SMS de Feira de Santana acompanha mais de 1,5 mil pacientes com hepatites virais

O Programa Municipal de Hepatites Virais de Feira de Santana acompanha atualmente 1.588 pacientes com diagnóstico confirmado, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desse total, 780 pessoas vivem com hepatite B e 808 com hepatite C. O município intensificará, ao longo de julho, as ações da campanha Julho Amarelo, com foco na prevenção, testagem e orientação sobre as hepatites virais.

Perfil dos pacientes e ações do programa

Dos pacientes com hepatite B, 291 utilizam medicação contínua. Já entre os pacientes com hepatite C, 21 foram inseridos no programa somente neste ano, além de 22 novos casos de hepatite B registrados em 2025. A campanha Julho Amarelo promove atividades educativas, testes rápidos gratuitos e ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento integral.

Segundo Telma Nandiara, referência técnica da Secretaria de Saúde, as hepatites virais são doenças silenciosas. Os sintomas, quando presentes, incluem cansaço, febre, dor abdominal, urina escura e pele amarelada, entre outros sinais. O diagnóstico pode ser feito com exames laboratoriais e testes rápidos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Atendimento especializado no CSE

As pessoas com diagnóstico positivo são atendidas no ambulatório especializado localizado no Centro de Saúde Especializado (CSE), com suporte de uma equipe multiprofissional formada por hepatologista, infectologista, nutricionista, psicólogo, assistente social e equipe de enfermagem. O acesso ao serviço pode ser feito por demanda espontânea ou por encaminhamento da Atenção Primária à Saúde.

Telma explica que qualquer pessoa pode procurar o programa municipal para realizar os testes rápidos para hepatites B e C. Em caso de resultado positivo, o paciente é imediatamente inserido na rede de cuidado, iniciando o monitoramento clínico, exames complementares e recebimento de medicamentos gratuitos.

Formas de transmissão e medidas preventivas

A hepatite B e D são transmitidas por contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas ou da mãe para o filho durante a gestação. A hepatite C é exclusivamente transmitida por sangue contaminado, enquanto as hepatites A e E estão relacionadas à falta de higiene e consumo de alimentos contaminados.

Entre as principais formas de prevenção, destacam-se a vacinação, não compartilhamento de objetos cortantes ou de higiene pessoal e a realização de testes regulares.

Vacinação disponível na rede municipal

A vacina contra hepatite A é ofertada a crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, enquanto a vacina contra hepatite B está disponível para todas as faixas etárias. No primeiro semestre de 2025, foram aplicadas:

  • 2.827 doses contra hepatite A

  • 19.097 doses contra hepatite B

  • 9.338 doses da vacina pentavalente (que inclui hepatite B)

Não existe vacina disponível para hepatite C, o que reforça a importância dos testes e do acompanhamento médico.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading